Estudo de caso sobre mastite bovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


INTRODUÇAO
Produção Global de lácteos
Em 2007 a produção global de lácteos alcançou 655 milhões de toneladas, sendo 551 milhões de toneladas de origem bovina (International Dairy Federation 2007ª). Grande parte dos países tem o mercado interno como principal consumidor de lácteos. No entanto, os custos de produção são dependentes de variáveis como: custo de mão-de-obra, genéticaanimal predominante, grau de tecnologia adotado, disponibilidade de recursos naturais, etc (Brayney et al., 2006) citado por (More, 2009).

Tendências da Indústria láctea
A indústria láctea no mundo todo vem vivenciando uma importante evolução nos últimos cinquenta anos, fundamentando-se na seleção genética e nos programas nutricionais a produtividade tem evoluído de um modo geral para todasas raças Shook, (2006). A busca por melhoras na saúde e bem estar animal é vital para maximizar os lucros e ganhar a percepção dos consumidores para as novas formas de produção vigentes Mulligan et al.,(2006). As próximas décadas serão marcadas por novos desafios para os produtores, lideranças nacionais e internacionais que poderão influir diretamente nas atividades dentro da fazenda.
A populaçãomundial deverá alcançar os nove bilhões antes do previsto, 2050. As maiores taxas de crescimento estão nos países em desenvolvimento, principalmente, África, Ásia e Índia. Nos países europeus a taxa de crescimento é baixa, o suficiente para manter a população em um número estável. O crescimento populacional traz a necessidade de alimentar mais pessoas, ou seja, mais comida precisa ser produzida.Em países ricos como China e Índia a demanda por alimentos de origem animal deverá atingir outros patamares, e países menores também já evidenciaram os benefícios da ingestão de pelo menos uma pequena quantidade de proteína diária, o que muitas vezes não se consegue com fontes de proteína vegetal.
A produção animal, incluindo a de produtos lácteos estão sob forte vigilância da mídia e atençãodos consumidores nos últimos anos, acredita-se que o sistema agrícola atual é um grande colaborador para o efeito estufa. No Reino Unido aproximadamente 10% da emissão de gases é atribuído à agricultura. Em países como a Irlanda, que possui o maior rebanho dentro do Reino Unido, 14% da emissão de gases de efeito estuda tem origem na fermentação ruminal. Como consequência disso, as granjas leiteiras,assim como a pecuária de corte, está sendo associada a contaminações de fontes hídricas com nitrato e fosfato presentes em algumas áreas (Lovett et al., 2006). Uma das estratégias que poderia ser utilizada para diminuir a poluição ambiental por gases de efeito estufa, os “Greehouse Gases (GHG) seria a de aumentar o uso de concentrado na dieta dos animais, No entanto, outra discussão remete o fatode o preço dos cereais tiveram um aumento de 60% desde 2005. Muitas opiniões são dadas no âmbito de qual seria a melhor forma de utilização desse alimento; se os grãos deveriam ser usados como parte da dieta animal ou como fonte de alimento humano (Zadoks & Fitzpatrick, 2009).
Nos Estados Unidos e na Europa, a demanda e preços do mercado de leite orgânico esta encorajando alguns produtoresa mudarem suas operações e se tornarem orgânicos (Zadoks & Fitzpatrick, 2009) O leite orgânico ou convencional possuem composição similar, porém, acredita-se que o sabor do leite orgânico é diferente. Outro apelo usado pela indústria de orgânicos é quanto à forma que ele é produzido.
O dilema que a indústria láctea terá que enfrentar será de como produzir mais sem comprometer a saúde e bemestar-animal, enquanto reduz o impacto da emissão de gás carbônico emitido pelos animais. Segundo VanRaden (2004) um importante aspecto para atingir esses objetivos estaria em focar as ações para uma produtividade do rebanho em um longo período, ao invés dos objetivos anuais. Deve-se buscar uma redução das taxas de mortalidade dos rebanhos, principalmente aquelas provocadas por doenças endêmicas...
tracking img