Estudo de caso sobre gestão de ti

GESTÃO ESTRATÉGICA
DA INFORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO – 2011

ESTUDO DE CASO SOBRE GESTÃO DE TI

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Profº Tutor: Ury Eshkenazy
Profº Presencial: Vinícius

DESAFIO DEAPRENDIZAGEM

1. ENUNCIADO
2. INTRODUÇÃO
Informação é poder, por isso não há como negar seu valor estratégico para as organizações modernas. A cada dia aumenta o volume de informações que sãogeradas e geridas nas empresas, tornando a Tecnologia da Informação uma ferramenta cada vez mais essencial na busca de vantagens competitivas.
Dentro do atual ambiente de negócios e da sociedade, ainformação assume uma importância crescente. Ela é fundamental para as organizações na descoberta e introdução de novas tecnologias; exploração de oportunidades de negócio, investimentos e ainda naplanificação de toda a atividade empresarial.
A gestão da informação e a sua inserção na estratégia empresarial são fatores-chave na criação de valor agregado e das vantagens competitivas para todaorganização. Se, por um lado, ajudam a detectar novas oportunidades e criar vantagens competitivas, por outro, ajudam a defendê-la de ameaças provenientes da concorrência.
3. PROPOSIÇÃO DA TAREFA
A partir daconstatação que o Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação é importante para o desenvolvimento da inteligência competitiva e organizacional, este desafio de aprendizagem propõe a utilizaçãodo modelo de PETI, elaborado por King, para ser aplicado na empresa onde atua ou de seu conhecimento. O modelo sugerido é composto por 3 fases ou etapas que deverão ser entregues para que essedesafio seja considerado concluído. As fases são:
• Diagnóstico sobre a situação atual da TI na empresa;
• Um planejamento de melhoria nas entradas e saídas de informações, estrutura de TI e os recursosnecessários;
• Procedimentos que deverão ser executados para a implantação e controle de metas do planejamento proposto.
4. RECURSOS
Para o levantamento sobre a situação atual da TI na empresa,...