Estudo de caso sobre erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
VANTAGENS DO ERP 3
DESVANTAGENS DO ERP 3
A IMPORTÂNCIA DO ERP NAS CORPORAÇÕES 4
INTEGRAÇÃO E COMPORTAMENTO DO SISTEMA SAP 5
ESTUDO DE CASO 5
A ESCOLHA 8
MONITORAMENTO 8
METODOLOGIA DO ESTUDO DE CASO 9
CONCLUSÃO 9
BIBLIOGRAFIA 10

INTRODUÇÃO

O mundo atual encontra-se sob constante mudança, de grandes avanços e descobertas, alavancado principalmente pelaglobalização e pelas novas tecnologias, acarretando uma forte competição, que tem forçado as pessoas e organizações a assumirem novos caminhos perante tais inovações.
Uma das mudanças mais importantes e significativas para as organizações foi a transição de uma economia industrial para uma economia baseada na informação. Afinal, estamos na “era da informação”. Atualmente, a importância que éconferida à informação não surpreende ninguém. Trata-se de um dos recursos cuja gestão e aproveitamento mais influenciam o sucesso das organizações e sociedades.
O elevado nível de competição tem levado as empresas a incorporarem as novas tecnologias no auxílio à gestão dos seus negócios complexos.
Diversos mecanismos foram criados ao longo do tempo com o intuito de disponibilizar ao gestorferramentas adequadas na atividade de procura e tratamento de dados e o próprio gestor tem procurado alternativas que otimizem o desempenho empresarial, com ênfase na agilidade de seleção e disponibilização das informações necessárias ao planejamento estratégico. Apesar da eficácia crescente destas ferramentas e da quantidade de informação disponível, o gestor é muitas vezes confrontado pelo sentimento denão estar suficientemente informado, seja por não conseguir localizar o que é importante, ou, então, pelo fato da informação localizada não corresponder àquilo que foi procurado.
Dentro deste contexto, destaca-se o papel da tecnologia, que auxilia no armazenamento, processamento e disponibilização de informações de uma maneira mais simples e direta, tornando-se um elemento de diferenciação.
OEnterprise Resource Planning (ERP) é um sistema de informação que consiste num software suportado por módulos que interagem entre si. Segundo Stair (2006) o ERP é um fator crucial para o acesso instantâneo à informação, uma vez que facilita o fluxo de informação dentro da organização e com os fornecedores, clientes e outros intervenientes da cadeia de abastecimento. Nesses módulos são incluídasfuncionalidades de marketing e vendas, distribuição, gestão de produção, controle de inventário, gestão da qualidade, recursos humanos, gestão financeira, contabilidade e gestão de informação, entre outros. Têm assim um papel fundamental neste contexto e são o foco central do presente trabalho.
Apesar dos benefícios provenientes da gestão da informação através da utilização de sistemas ERP, o seuêxito depende bastante da fase de implementação, uma vez que é a mais crítica de todo o processo. “O sucesso da implementação de uma solução ERP depende da rapidez com que se conseguir colher benefícios da mesma. Menor reação dos utilizadores e mais rápido ROI (return-on-investment).” (Costa, 2002). Portanto, a comunicação, a cooperação, a formação, o apoio dos gestores de topo e a complexidadetecnológica, fatores estes que estão relacionados ao processo de introdução do ERP na empresa. É por esse motivo que iremos analisar os pontos críticos da sua implementação, assim como discutir as vantagens e desvantagens desse sistema.
Vantagens do ERP
Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são:
• Eliminar o uso de interfaces manuais
• Reduzir custos
• Otimizar o fluxoda informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)
• Otimizar o processo de tomada de decisão
• Eliminar a redundância de atividades
• Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado
• Incorporação de melhores práticas aos processos internos da empresa
• Reduzir o tempo dos processos gerenciais
Desvantagens do ERP
Algumas das desvantagens da implementação de um ERP...
tracking img