Estudo de caso sobre apendictomia

2637 palavras 11 páginas
APRESENTAÇÃO

Este estudo de caso trata-se de um paciente, admitido no Hospital Regional de augustinopolis, em 25 de maio de 2011, com um quadro de Apendicite Aguda. O paciente queixava-se de fortes dores abdominais, mal estar geral e constipação há dois dias. Após avaliação médica e a realização de alguns exames pré-operatórios, como: hemograma e ultra-sonografia, o mesmo foi submetido a uma cirurgia de urgência para a retirada do apêndice (apendicectomia) às 08h00minh do dia 26 de maio do corrente ano, permanecendo interno na instituição por 6 dias após a cirurgia.

INTRODUÇÃO

ANATOMIA

O apêndice é um pequeno anexo semelhante a um dedo com cerca de 10 cm de comprimento, ligado ao ceco, logo abaixo da válvula ileocecal. Este se enche de alimento e esvazia-se regularmente no ceco.

FISIOPATOLOGIA

Apendicite é a inflamação do apêndice cecal (uma estrutura vermiforme que sai da primeira porção do intestino grosso), causada habitualmente por um pequeno bloco de fezes endurecidas (fecalito) que obstrui o apêndice e por inflamação do tecido linfático .Este fica inflamado e edemaciado como resultado de uma torção ou obstrução, possivelmente por um fecaloma, tumor, ou corpo estranho. O processo inflamatório e a pressão intraluminal, tendo inicialmente uma dor progressivamente intensa, generalizada ou na região abdominal superior; dentro de poucas horas torna-se localizada no quadrante inferior direito do abdome, eventualmente o apêndice inflamado fica cheio de pus. A complicação mais comum é a perfuração livre do órgão para a cavidade peritoneal, que pode levar a uma outra complicação, que é a peritonite, um processo inflamatório dentro do abdome, devido a invasão do sangue com septicemia e coagulação intravascular disseminada, muitas vezes letal, pode ainda ocorrer a formação de abscesso bacteriano e trombose da veia porta.
FASES DA APÊNDICITE AGUDA

Catarral-aguda, supurativa, gangrenosa e hiperplásica. Na apendicite catarral aguda, encontram-se

Relacionados

  • Prática leitora
    15535 palavras | 63 páginas