Estudo de caso silverado jewerly

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAE BUSINESS SCHOOL



CASE SILVERADO JEWELRY


A Silverado Jewelry Store, localizada no centro de Tempe, Arizona, especializou-se em jóias feitas a mão por nativos americanos da região. Sheila Becker, proprietária da Silverado, retornou de uma viagem de compras e esta discutindo um interessante fenômeno de preços com a gerente-assistente Mary Meindl.
Vários meses atrás a loja tinharecebido uma seleção de madrepérola e braceletes, brincos e colares de prata. Ao contrario dos tons azul-esverdeados típicos nas jóias de turquesa, a madrepérola é rosada, com veios brancos. Em termos de tamanho e estilo, a seleção incluía uma ampla variedade de itens. Enquanto alguns eram pequenos, com designs arredondados e um tanto simples, outros eram maiores e tinham designs mais ousados ebastante elaborados. Alem disso a coleção incluía um sortimento de tradicionais gravatas masculinas listradas.
Sheila tinha comprado a seleção de madrepérola por um custo razoável e estava bastante satisfeita com o sortimento deferente de produtos. Ela julgava que as jóias iriam chamar a atenção particularmente do comprados que estivesse a procura de uma alternativa para jóias de turquesa oferecidasnormalmente nas lojas em Tempe. O preço que ela deu as novas jóias assegurava que os clientes receberiam um bom valor em mercadorias em troca de seu dinheiro, mas também incluía um markup suficiente para cobrir os custos dos negócios e uma margem padrão de lucro.
Após os itens terem sido colocados em exibição na loja por cerca de um mês, Sheila ficou desapontada com as vendas. Ela decidiutentar varias técnicas de merchandising que tinha aprendido na Universidade de Nevada. Por exemplo, compreendendo que a localização de um item na loja muitas vezes influenciava a decisão dos consumidores de examinarem ou não a mercadoria, ela colocou as jóias de madrepérola em um novo mostruário de vidro a direita da entrada da loja.
Como as vendas da mercadoria ainda permaneciam baixas após estaalteração, ela decidiu falar com os funcionários da loja sobre as jóias durante sua reunião semanal. Sugerindo que eles se esforçassem em “empurrar” esta linha em particular, apresentando-lhes uma descrição detalhada d madrepérola e criou um dialogo que eles poderiam memorizar e repetir para os consumidores.
Infelizmente, esse método também falhou. E Sheila já estava se preparando para uma novaviagem de compras. Frustrada com as vendas baixas das jóias de madrepérola e ansiosa para reduzir o estoque atual a fim de obter espaço para as novas coleções que iria comprar, ela decidiu tomar uma atitude drástica: cortaria o preço da madrepérola pela metade. Ao sair da loja, ela deixou uma nota apressada para Mary Meindl. A nota dizia: “Mary – Tudo neste mostruário x ½”. Sheila.
Ao retornar, Sheilaficou agradavelmente surpresa ao descobrir que toda coleção de jóias de madrepérola tinha sido vendida. “Eu realmente não compreendo a razão”, comentou ela com Mary Mendil, “mas a madrepérola simplesmente não tem apelo junto aos nossos consumidores. Eu terei de ser mais cuidadosa na próxima vez que tentar aumentar nossa venda de pedras”. Mary respondeu que, embora ela não compreendesse bem porqueSheila tinha subido o preço da mercadoria, ela ficou surpresa com a rapidez com que a madrepérola tinha sido vendida pelo preço mais alto. Sheila ficou confusa. “Que preço mais alto?”ela perguntou. “Minha nota diz para reduzir o preço pela metade”..“Pela metade?” Replicou Mary, surpresa. “Eu pensei que sua nota dizia:“Tudo neste mostruário vezes dois!”.Como resultado Mary havia dobrado ospreços, em vez de reduzi-los pela metade.


QUESTÕES
1. Explique o que aconteceu nesta situação. Porque as jóias foram vendidas tão rapidamente pelo dobro de seu preço normal?
2. Qual suposição Sheila Becker fez sobre a curva de demanda das jóias de madrepérola? Qual era a forma real da curva de demanda para esse produto em particular?
3. Em que tipo de mercado a Siverado Jewelry opera...
tracking img