Estudo de caso: retorno de embalagens vazias de agrotóxicos provenientes da plantação de tabaco na cidade de santa cruz do sul/rs.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso: Retorno de embalagens vazias de agrotóxicos provenientes da plantação de tabaco na cidade de Santa Cruz do Sul/RS.

Alexandre Ferraz, Daniela Elisa Brönstrup e Gilberto Falk
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Mestrado Tecnologia Ambiental, Disciplina de Gestão Ambiental, Professores: Dr. Eduardo Alexis Lobo Alcayaga e Dr. Ênio Leandro Machado

RESUMO: Segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde), a agricultura é uma das atividades consideradas perigosas da atualidade, devido ao uso de defensivos agrícolas. Agrotóxicos que vinham sendo utilizados somente para o controle de parasitas começaram a ser utilizados em larga escala na década de 60, sendo que a explosão do uso ocorreu entre1972 e 1998, quando a quantidade utilizada quadriplicou, e trouxe consigo umamaior incidência de doenças e danos ao meio ambiente relacionadas com o uso de agrotóxicos. O presente trabalho visa descrever a situação atual do destino das embalagens de agrotóxicos utilizados no cultivo de fumo do município de Santa Cruz do Sul/RS, que segundo legislação devem retornar ao fornecedor. O SindiTabaco (Sindicato da Indústria do Tabaco da Região Sul do Brasil), tem como empresaparceira para efetuar o recolhimento das embalagens a Agrovete, empresa também situada neste município. A Agrovete realiza a coleta das embalagens de agrotóxicos nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Após a coleta, as embalagens são enviadas a um deposito situado junto a FUPASC, de onde posteriormente seguem para o ARDEC (Cachoeira do Sul), que por sua vez, destina parte das embalagenspara incineração (embalagens sujas) e o restante para a reciclagem. Observou-se durante o trabalho uma lacuna entre os dados, que impossibilita um efetivo controle sobre a quantidade de agrotóxicos vendidos, da parcela de embalagens recolhida.

Palavras Chaves: Agrotóxicos, embalagens, recolhimento, destinação, legislação.

1.0 - Introdução

Segundo publicações da Organização Internacional doTrabalho/Organização Mundial da Saúde (OIT/OMS), o trabalho agrícola é uma ocupação perigosa na atualidade. Entre os vários riscos ocupacionais os agrotóxicos são os de maior relevância, pois estão diretamente ligados a intoxicações agudas, doenças crônicas, reprodutivas e grandes danos ambientais.1 No início da década de 20, mesmo sem o conhecimento toxicológico, os agrotóxicos começaram a serutilizados na agricultura. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) foram utilizados como arma química, tendo seu uso se expandido enormemente a partir de então, chegando à produção industrial mundial a atingir dois milhões de toneladas de agrotóxicos por ano2.

No Brasil, inicialmente foram adotados no controle de parasitas e em programas de saúde pública, e a partir da década de 60passaram a serem utilizados intensivamente na agricultura. Em 1975, o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), responsável pela abertura do Brasil ao comércio de agrotóxicos, condiciona o agricultor a comprar o defensivo com recursos do crédito rural, ao instituir a inclusão de uma cota definida de agrotóxico para cada financiamento requerido. Essa obrigatoriedade, somada à propaganda dos fabricantes,determinou um enorme incremento e disseminação da utilização dos agrotóxicos no Brasil2. Nas últimas décadas o consumo de agrotóxicos no país cresceu bastante, transformando o país em um dos líderes mundiais no consumo. Entre 1972 e 1998, a quantidade de ingrediente ativo vendido cresceu 4,3 vezes, passando de 28.043 toneladas para 121.100 toneladas/ano. Com o grande consumo desse material,aumentaram os inúmeros problemas subseqüentes da utilização, tanto de saúde da população, por envenenamento de agricultores, quanto nos alimentos e também no meio ambiente, principalmente pelo uso incorreto desses e por falta de informação dos usuários2.

Há ainda de se preocupar com a destinação final de embalagens desses produtos que é o objetivo do presente trabalho: investigar o manejo e o destino...
tracking img