Estudo de caso – rede dagente supermercados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JESSIKA GOMES DE ARAUJO
cristiane lopes da silva
jhon kennedy feijo gois
michele alves da silva holanda
sheila pereira de souza

estudo de caso – rede dagente supermercados

Brasiléia-AC
2012

JESSIKA GOMES DE ARAUJO
cristiane lopes da silva
jhon kennedy feijo gois
michele alves da silva holanda
sheila pereira de souzaestudo de caso – rede dagente supermercados

Trabalho apresentado na disciplina de Administração da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.ª Luciana Trigueiro
Prof. Marcelo Viegas
Prof.ª Monica M. Silva
Prof.ª Janaina Vargas
Prof.ª Vania Almeida

Brasiléia-AC
2012

SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO......................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................4

3 CONCLUSÃO.....................................................................................................13

4 REFERÊNCIA.....................................................................................................18

INTRODUÇÃO
De acordo com oEstudo de Caso dado pelo SEBRAE sobre a rede de supermercados Dagente, foi feita uma sociedade de empresários, sendo estes nove inicialmente, dispondo de oito lojas espalhadas pela região Patos, e mais outras três em cidades vizinhas. Porém, eles desejavam uma sociedade contratual organizada. Sabe-se que para isso deve ser feito inicialmente um Contrato Social.

DESENVOLVIMENTO
O Código Civiltrata do Contrato Social como sendo o documento hábil para que se constitua uma sociedade, devendo ser feito mediante contrato escrito, seja por instrumento particular ou público. Ainda segundo o Código Civil os signatários têm um prazo de trinta dias para encaminhamento do Contrato Social para registro junto ao órgão competente. Para que possa ter seu arquivamento deferido alguns conceitosbásicos são fundamentais para a correta elaboração deste instrumento de constituição, assim como sua análise e aprovação pelo órgão de registro público, e até mesmo para que possa ser facilmente entendido, já que todo contrato é feito para que atenda as exigências e compreensão de terceiros, estas definições são normatizadas no seu artigo 54, da Lei nº 11.785, de 22 de setembro de 2008 e retificada em02 de outubro de 2008, em consonância com a Instrução Normativa do Departamento Nacional de Registro do Comércio nº 37, de 24 de abril de 1991 e item 5.2 da Resolução da Junta Comercial do Estado do Paraná nº 003, de 25 de novembro de 2009, determina que o contrato deverá ser redigido sem rasuras e entrelinhas, em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte nãopoderá ser inferior a 12, devendo ser apresentado em três vias de igual teor e forma, sendo que ao menos uma delas deverá ser em via original, impressa em papel de cor branca, tamanho A4, com texto em cor preta, permitida a inclusão de negrito em títulos, nomes e número de documentos pessoais de forma a facilitar a localização e leitura. Sendo expressamente vedado o uso de sombreamento e a utilizaçãodo verso das folhas obedecendo aos padrões de indelebilidade e nitidez a fim de permitir sua reprografia, microfilmagem ou digitalização, já as demais vias poderão ser impressas e apresentadas em papel reciclável e de cor clara, porém o texto deverá ser impresso em cor preta.
O Contrato Social, assim como qualquer outra modalidade de contrato é formado pelos seguintes elementos:

O CABEÇALHO- é parte do contrato onde se pode facilmente identificar a Sociedade, devendo ser repetido de igual forma em todas as folhas na sua parte superior, fazendo constar o título do documento, neste caso “CONTRATO SOCIAL”, bem como a numeração ordinária de cada folha.

O PREÂMBULO é a parte do contrato onde se faz constar a qualificação completa dos sócios seja ele física ou jurídica e de seus...
tracking img