Estudo de caso - recrutamento e seleção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de caso de R&S


Recrutamento e Seleção

CASO I


Botânica S.A. é uma empresa de cosmetologia atuante no mercado há 5 anos. Seus principais produtos têm em sua composição plantas medicinais, sendo que há 2 anos desenvolveu uma linha de produtos contra o envelhecimento que alavancou o crescimento da empresa. Atualmente, ela tem pontos de vendas franquiados nas regiões sul e sudeste,atendendo preferencialmente o público B, principalmente mulheres.


A empresa acredita que além dos resultados favoráveis de seus produtos, a qualidade no atendimento dos clientes e a eficiência da logística no abastecimento das lojas também tenham contribuído decisivamente para o sucesso da empresa e que isto, por sua vez, só foi alcançado porque determinadas ações não são terceirizadas e sãogerenciadas pelo grupo que originou a empresa.


Assim, a empresa conta com uma estrutura centralizada enxuta, composta por uma presidência e 4 coordenações gerais: Coordenação Geral Administrativa (CGAD), Coordenação Geral de Recursos Humanos (CGRH), Coordenação Geral de Logística (CGLO) e Coordenação Geral de Tecnologia e Produção (CGTP), sendo que estas 2 últimas estão na fabrica localizadanum subúrbio carioca.


Já a presidência, a CGAD e a CGRH estão no edifício-sede inaugurado em março de 2010, quando também foi criada a CGRH que antes era uma área bem atuante na CGAD.


A criação da nova coordenação levou a uma expansão na atuação em Recursos Humanos, sendo que a principal mudança se refere à centralização do processo seletivo das lojas franquiadas antes sobresponsabilidade de cada loja. Há 4 meses em atividade, a gerência de Recrutamento e Seleção (GRS) constatou um alto turnover nas lojas e precisa identificar o principal motivo. Além disto, com o aumento de franquias em São Paulo, deverá realizar até a 1ª semana de agosto a seleção de 15 colaboradores para os novos pontos de vendas em São Paulo.


Estes profissionais terão como remuneração entre R$ 1.500 eR$ 2.500, acrescida de uma comissão por venda, além de benefícios como: plano de saúde, auxilio transporte e ticket refeição.


A sua consultoria foi contrata para realizar este processo seletivo.






ATIVIDADE 1: Planejamento inicial do processo seletivo





O processo seletivo é iniciado com a definição de suas principais etapas/técnicas e quanto maior detalhamento for dado afase de planejamento, maior as chances de sucesso na seleção. Nesta atividade, o grupo deverá detalhar o processo seletivo que atenderá o caso analisado, justificando a escolha de cada etapa, bem como, estruturando um cronograma do processo como um topo.




Empresa : Botânica S.A


O que? – Seleção de 15 novos colaboradores
Porque? - Expansão e abertura de novos pontos em SãoPaulo
Quando? – de 15 de Junho a 30 de julho/2011


Como?
• Identificação do Perfil do Cargo - 15 à 17/06
Descrever informações sobre o cargo e sobre as características mais importantes do profissional para ocupá-lo.


• Descrição da vaga – 20/06
Descrever as atividades específicas a serem desempenhadas, os conhecimentos, habilidades e atitudes relevantes parao desempenho no cargo.


Idade: entre 20 e 35 anos
Sexo: feminino
Grau de instrução: Ensino Médio ompleto
Qualificações: dinâmica, pró ativa, comunicativa, comprometida atenciosa e que saiba trabalhar em equipe.
Preferências: casada e/ou com filhos, experiência mínima de um ano em varejo

• Tipo de recrutamento - 21/06 à 12/07
RecrutamentoExterno : buscar profissionais no mercado; divulgação das vagas em sites, no site da empresa, jornais, na vitrines das lojas já abertas (ex: venha fazer parte da equipe) e em murais de faculdades.
Preenchimento de currículo personalizado diretamente no site da consultoria contratada.

• Análise do currículo – 13 à 15/07
Ao analisar um currículo identificar os requisitos básicos,...
tracking img