Estudo de caso puericultura - unidade básica de saúde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO

A mãe de A.M., do sexo feminino, de 8 meses de idade, buscou atendimento na ULS da Trindade em função da criança estar apresentando episódios de tosse, febre, cansaço e dificuldade de deglutir que iniciara há 3 dias. Durante a consulta a temperatura mensurada indicou 38,5°C. O peso foi 6,500Kg, sendo o peso ao nascer 3,000Kg. Apresenta palidez cutânea, fadiga, oro-faringehiperemiada com placas de coloração amarelada. Na ausculta respiratória presença de roncos e sibilos, e na ausculta cardíaca bulhas rítmicas e normofonéticas, em dois tempos e sem sopro.
A enfermeira ao observar a caderneta de saúde constatou que a criança fez a última vacina aos 5 meses. Quanto ao DNPM: senta sem apoio, leva objetos à boca. A criança não freqüenta a creche e a mãe éfaxineira, mas no momento está sem faxina. A última consulta que a criança fez no posto de saúde foi aos 5 meses de idade, conforme anotações na caderneta de saúde e prontuário. Ainda em sua entrevista a enfermeira levanta os alimentos que a criança come no dia: café da manhã - café com leite adoçado com açúcar e pão com margarina embebido no café; almoço - arroz, macarrão e carne moída (quando tem),nos intervalos biscoitos ou frutas (quando tem) e a noite café com leite e pão esfarelado no café.

1. O Ministério da saúde, a Secretaria Estadual e Municipal da saúde através das Políticas públicas de Saúde preconizam diferentes Programas de saúde à criança e sua família para serem desenvolvidos na Atenção Básica de Saúde. Descreva quais destes são implantados na ULS Trindade.
R.:Na ULS da Trindade são implantados os seguintes programas de saúde voltados à criança e à sua família:

Programa Bolsa família (Nacional) - de acordo com o manual de orientações sobre o programa, o Bolsa Família foi criado para apoiar as famílias mais pobres (com renda per capita de até R$140) e garantir o direito aos serviços sociais básicos. Para isso, o Governo Federal transfere rendadireto para as famílias (do benefício básico aos extras, conforme número de crianças/adolescentes na família - até 3), sendo o saque feito mensalmente, além de promover o acesso à saúde, educação e assistência social.
Para garantir a continuidade no programa, as famílias beneficiárias deverão ser assistidas por uma Equipe de Saúde da Família e por uma Unidade Básica de Saúde. É fundamentalque a equipe de saúde esclareça à família sobre a sua participação no cumprimento das ações que compõem as condicionalidades do Programa Bolsa Família, deixando-a ciente de suas responsabilidades na melhoria de suas condições de saúde e nutrição. A equipe de saúde deve identificar se a família tem garantido todas as condições de acesso aos alimentos básicos seguros e de qualidade, em quantidadesuficiente, atendendo aos requisitos nutricionais, de modo permanente e sem comprometer outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo, assim, para uma existência digna, colaborando para o desenvolvimento integral dos indivíduos, que são os princípios de segurança alimentar e nutricional. Para isso, é importante que a equipe de saúde local, responsável pelaatenção básica à saúde firmemente apoiada pela estratégia Saúde da Família e pelo Programa de Agentes Comunitários de Saúde conheça a situação de saúde e da alimentação e nutrição na comunidade e nas famílias em que atua e auxilie na busca de possibilidades de melhorá-la, principalmente naquelas famílias que mais precisam. Na ULS Trindade é realizado o acompanhamento nutricional das criançasatravés da mensuração periódica de crescimento das crianças das famílias que recebem o benefício.

Programa Nacional de Imunizações (Nacional) - O PNI existe há 38 anos e abrange todo o território nacional. Garante o direito de toda a população que vive no Brasil à vacinação gratuita contra várias doenças. Foi o programa que, em 1994, garantiu ao país, pela OMS, o Certificado de Erradicação...
tracking img