Estudo de caso produzir ou comprar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
GESTÃO EM MARKETING E GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO
ESTUDO DE CASO ENVOLVENDO A TOMADA DE DECISÕES
ENTRE PRODUZIR OU COMPRAR EM UMA EMPRESA DE
PRODUTOS GRÁFICOS

PLANEJAR COMPRAS OU AQUISIÇÕES

Resumo:
A análise de fazer ou comprar é uma técnica de gerenciamento geral e faz parte do processo Planejar compras e aquisições do projeto que pode ser usada paradeterminar se um produto ou serviço específico pode ser produzido pela equipe do projeto ou pode ser comprado. As restrições do orçamento do projeto são consideradas nas decisões de fazer ou comprar. Se for necessário tomar uma decisão de compra, então uma outra decisão de comprar ou alugar também será tomada. A análise inclui os custos indiretos e também os diretos. Por exemplo, o lado de compra daanálise inclui os custos reais desembolsados para comprar o produto e também os custos indiretos de gerenciamento do processo de compra.
Em uma análise de fazer ou comprar, se for necessário tomar uma decisão de compra, ela também refletirá a perspectiva da organização da equipe do projeto, além das necessidades imediatas do projeto. Por exemplo, comprar um item (qualquer coisa desde um guindastede construção até um computador pessoal) em vez de alugar ou fazer "leasing" pode ser ou não econômico do ponto de vista do projeto. No entanto, se a organização da equipe do projeto tiver uma necessidade contínua do item, a parte do custo de compra alocado para o projeto poderia ser menor que o custo do aluguel. A alocação dos custos poderia se basear em uma análise marginal.
A estratégia delongo prazo da organização da equipe do projeto também é um componente na análise de fazer ou comprar. Os itens necessários para o desempenho do projeto talvez não estejam disponíveis dentro da organização. No entanto, a organização pode antecipar necessidades futuras desses itens e os planos da organização também podem ser basear na produção dos itens no futuro. Essas considerações podem levar auma tomada de decisão, apesar das restrições e dos requisitos atuais do projeto. Quando isso ocorrer, os custos lançados no projeto poderão ser menores que os custos reais, e a diferença representará o investimento da organização para o futuro.

1 – Introdução
O fenômeno da globalização propiciou grandes mudanças ao mundo em que se
vive. Avanços tecnológicos, comuns hoje em dia, como acomunicação A. longa distância e a rapidez de deslocamentos devido ao aprimoramento dos transportes aéreos e terrestres eram inimagináveis para os nossos antepassados.
Experimentam-se mudanças nas escolas, nas universidades, no trabalho. Nas
empresas, o panorama não é diferente, visto que o ambiente no qual estão inseridas muda continuamente, com novos produtos e serviços lançados quaseque diariamente, junto a novas técnicas para produzi-los ou realizá-los.
Tais avanços e mudanças, somados à preocupação em conquistar novos e manter
os velhos clientes e aumentar a lucratividade, fazem com que a concorrência entre as
empresas torne-se cada vez mais acirrada e que estas, positivamente, busquem meios para alcançar um diferencial, ou seja, fatores que contribuam para que seuproduto ou serviço tenha sucesso em relação ao dos concorrentes.
As condições de competição não são iguais para todas as organizações. Urna
empresa multinacional, ou uma nacional de grande porte, desfruta de melhores condições se comparadas a uma média, pequena ou microempresa. Estas últimas possuem infra-estrutura menor, recursos limitados, reduzidas fontes de financiamentos egeralmente surgem como empresas familiares.
Apesar disso, as pequenas, médias e microempresas desafiam a concorrência,
investindo em qualidade e aprimorando preços, isto 6, agregando valor à própria empresa.
Existem várias maneiras de analisar essa agregação de valor, como a compra ou a
fabricação das matérias-primas. Tal análise utiliza a contabilidade de custos, pois são levados em...
tracking img