Estudo de caso - posto de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
POSTOS DE TRABALHO

Foi utilizado uma linha de produção da empresa da Valeo como base do nosso estudo de caso.
Abaixo segue o layout da linha:

Com base no layout acima faremos estudos sobre a iluminação, segurança, sinalização e ergonomia da linha.

ILUMINAÇÃO
A iluminação é um fator que influencia diretamente o conforto, a produtividade e a saúde dos profissionais no ambiente detrabalho.
Um problema comum nas empresas e nos escritórios é o excesso de l uz. Ter muita luz não significa que seja a adequada. Muita luz pode gerar uma sensação de desconforto, além de causar problemas de visão.
Além da iluminação geral, algumas atividades exigem uma iluminação mais direta na mesa de trabalho, que é o caso da linha de produção da Valeo que veremos logo a seguir.
Verifiquejuntamente com o técnico de segurança do trabalho onde há mais luz do que o necessário, mas certifique -se de manter uma iluminação boa em locais de trabalho para não prejudicar o seu desempenho ou evitar acidentes.
Em cada posto de trabalho da linha (NF1, NF2 e NF3), são
utilizados iluminarias (conforme a figura ao lado) para a facilitação e conforto do operador.

SEGURANÇA
A Prevenção écertamente o melhor processo de reduzir ou eliminar as possibilidades de ocorrerem problemas de segurança com o Trabalhador .A prevenção consiste na adoção de um conjunto de medidas de proteção ,na previsão de que a segurança física do operador possa ser colocada em risco durante a realização do seu trabalho .Nestes termos , pode-se acrescentar que as medidas a tomar no domínio da higiene industrial nãodiferem das usadas na prevenção dos acidentes de trabalho.
A segurança no trabalho hoje se torna um dos fatores mais importantes nas empresas, melhor é para elas um funcionário trabalhando com segurança do que um funcionário afastado por um acidente de trabalho.
Nos postos da linha de produção da Valeo são utilizados como medida de segurança barreiras de sensores que ao serem ultrapassadas ociclo da maquina para imediatamente evitando assim que o operador se machuque ou prenda alguma parte do corpo durante o processo, as mesmas possuem sinalizador quando ultrapassadas ou não, conforme a foto ao lado.
Além desses equipamentos de segurança os operadores são obrigados a utilizar os EPI’s (Equipamento de Proteção Individual), que em algumas empresas de acordo com o setor são EPI’sdiferentes.
A escolha do EPI mais adequado deve ter em conta os seguintes fatores:
   -Características do Operador;
   -Duração do EPI;
   -Gravidade do risco;
   -Freqüência da exposição ao risco;
- Características do posto de trabalho em causa.

A utilização de equipamentos de proteção individual conduz à responsabilização de todos na empresa. Devem, por isso, definir-se as responsabilidadesde Supervisores / Chefias Diretas, trabalhadores e Responsável de Segurança, Higiene e Saúde, adaptáveis à organização específica de cada empresa.

SINALIZAÇÃO
A sinalização visual de segurança, de uso obrigatório nos locais de trabalho, tem como objetivo chamar a atenção de forma rápida e eficaz aos trabalhadores e aos visitantes, para objetos e situações que poderão provocar determinadosperigos, serve também para indicar a posição de dispositivos de segurança.
Na foto acima o chão do posto é marcado, conforme vemos no layout, os operadores trabalham de costas um para o outro, com a sinalização é possível evitar colisões entre operadores ou com terceiros que estão na linha.
No posto de trabalho utilizado neste estudo de caso, possui instruções de trabalho e preventivas que ooperador deve fazer toda vez que iniciar o turno de trabalho ou o primeiro ciclo de operação, assim evitando qualquer tipo de transtorno durante o turno.

ERGONOMIA
O estudo ergonômico do posto de trabalho comporta três fases:
Análise da demanda: é a definição do problema a ser estudado, a partir do ponto de vista dos diversos atores sociais envolvidos;
Análise da tarefa: análise das condições...
tracking img