Estudo de caso pneumonia

FACULDADES INTEGRADAS APARICIO CARVALHO
CURSO DE ENFERMAGEM – 5º PERÍODO
ADAMIS UCHOA

ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UM PACIENTE
PORTADOR DE PNEUMONIA

PORTO VELHO – RO
Dezembro/2010

ADAMIS UCHOA
FRANCINEIDE SERAFIM DO NASCIMENTO
JANDRA ANDRINEA RODRIGUES DA SILVA
MÔNICA MACEDO

ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UM PACIENTE
PORTADOR DE PNEUMONIAEstudo de caso apresentado como instrumento de avaliação parcial da disciplina Saúde da criança e do Adolescente - Faculdade Integrada Aparício Carvalho – FIMCA, 5º período, sob a supervisão da Profª.Claudiane .

PORTO VELHO – RO
Dezembro/2010

SUMÁRIO

1. Introdução 3
2. Objetivos 3
2.1 Geral 3
2.2. Específicos 3
3. Metodologia 3
4. Diagnóstico médico 4
4.1. Pneumonia 4
4.1.1.Etiologia 4
4.1.2. Fisiopatologia 4
4.1.3 Diagnósticos clínicos 5
4.1.4. Complicações 5
4.1.5. Tratamento 5
5. Processo de enfermagem 6
5.1. Levantamentos de dados 6
5.2. Exame físico 6
5.3. Diagnóstico de enfermagem 7
5.4. Prescrição de enfermagem 7
6. Conclusão 7
7. Referências bibliográficas 9

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho se refere a um estudo de caso realizado noHospital e Pronto Socorro Infantil Cosme Damião, em 2010, a partir do problema de saúde de uma criança de 02 anos, internada no referido hospital.

Admitida apresentando diagnóstico inicial de pneumonia e batimento de asa de nariz, tiragem intercostal, hidratação venosa em membro superior esquerdo com scalp.

Bem como a elaboração de um plano assistencial a ser colocado em prática,diante da integridade do processo de enfermagem que será apresentado neste estudo de caso, com objetivo de enriquecer o trabalho, realizando pesquisas bibliográficas.

2. OBJETIVOS
2.1 Geral
Implementar a sistematização da assistência em enfermagem (SAE) em paciente portador de pneumonia.
2.2. Específicos
Conhecer os aspectos fisiopatológicos da pneumonia e as alterações provocadaspela mesma.
Promover práticas assistenciais com base no processo em enfermagem.
Realizar medidas preventivas através do processo de enfermagem.

3. METODOLOGIA
As técnicas da coleta de dados utilizados para o desenvolvimento do estudo foram de pesquisas bibliográficas. Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por baseprocedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se tem informações para solucioná-lo (Silva, 2001).
Este estudo foi realizado pelos discentes do 5º período de Enfermagem das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA em 2010 no município de Porto Velho – RO.

4. DIAGNÓSTICO MÉDICO
4.1. PNEUMONIA
4.1.1 Medicações utilizadas:4.1.1. ETIOLOGIA
Segundo Porto (2007) Processo inflamatório agudo do parênquima pulmonar, de causa infecciosa (vírus ou bactérias), que tem limites bem definido, correspondendo a um ou mais lobos pulmonares.
Para Brunner (2005), a pneumonia é uma inflamação do parênquima pulmonar causada por agente microbiano, onde as bactérias geralmente penetram na via aérea inferior, mas, nãocausam pneumonia na presença de um mecanismo de defesa do hospedeiro intacto.
Pneumonite caracteriza-se por processo inflamatório, de causa infecciosa ou não, com lesões predominantemente intersticiais (PORTO, 2007, p 718).
Conforme Brunner (2005), a pneumonia varia em seus sinais e sintomas, dependendo do organismo e da doença subjacente. Entretanto, a despeito do tipo de pneumonia(hospedeiro imunocomprometido, aspiração), as pneumonias não são diagnosticadas só pela história clínica, mas sim a história geral de saúde, da idade da criança, exames físico, exames radiológicos e laboratoriais.
A pneumonia é comum durante toda a infância, contudo, ocorre com maior freqüência no período de lactância e no início da infância, a nível clínico esta pode ocorrer isoladamente...
tracking img