Estudo De Caso Planejamento E Controle Hellip

5731 palavras 23 páginas
ESTUDO DO PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE UM
EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO: ANÁLISE DO TEMPO
Priscila Amorim Pessoa¹
RESUMO
O setor imobiliário é uma das áreas da economia que se encontra superaquecida devido às facilidades de financiamento proporcionadas. Entretanto, uma reclamação bastante recorrente dos clientes é o atraso na entrega dos imóveis. Por esta razão, este artigo tem o objetivo de identificar os métodos e ferramentas adotadas no planejamento e gerenciamento do tempo em um empreendimento imobiliário. Para tal é realizada uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, onde também são apontadas algumas causas que provocam o atraso deste tipo de projeto. Com isso foi constatado que apesar de o planejamento do empreendimento utilizar alguns dos métodos e ferramentas existentes e citados na revisão bibliográfica, o seu gerenciamento apresenta problemas que por falta de uma interpretação prévia deixam de ser devidamente remediados ou impedidos de ocorrerem, provocando atraso na entrega dos imóveis.
Palavras-chave: Empreendimento imobiliário. Gerenciamento. Planejamento.

1 INTRODUÇÃO
O processo de planejamento e gerenciamento de um empreendimento envolve um conjunto de técnicas e práticas para administrar atividades com objetivos bem estabelecidos que possuem início, meio e fim (PMI, 2004). Estudar esse processo é justificado por um problema bastante recorrente, o qual foi o precursor desse artigo: o atraso na entrega dos empreendimentos imobiliários.
O setor imobiliário é uma das áreas da economia que vem obtendo maior crescimento nos últimos tempos. Este mercado é aquecido com facilidades como crédito imobiliário, consórcios e financiamentos que tornam cada vez mais fácil a aquisição do próprio imóvel. Entretanto, o atraso na entrega dos empreendimentos é uma reclamação crescente dos clientes (VELLUTO, 2008)
Todo empreendimento a ser implantado é marcado por objetivos de qualidade, custos, e prazos, e seu gerenciamento exige uma metodologia eficiente de

Relacionados

  • Estudo De Caso WAL MART 09 03 2015
    634 palavras | 3 páginas
  • Artigo Gerenciamento de Projetos em demandas Emergenciais
    2475 palavras | 10 páginas