Estudo de caso - pepsico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1138 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÕES DE AÇÕES DE MARKETING

ESTUDO DE CASO AULA 9 - O CASO DA TRAINEE

Presente no Brasil desde 1953, a Pepsico, é detentora de algumas das marcas preferidas das famílias brasileiras (Elma Chips, eQlibri e Lucky (snacks), Quaker (cereais), Toddy e Toddynho (achocolatados), Coqueiro (pescados), Gatorade e Propel (bebidas esportivas), Lipton (chá pronto, em parceria coma Unilever), Kero Coco e Trop Coco (água de coco), H2OH! e Pepsi - Cola (bebidas com gás), a Pepsico é uma das maiores companhias de alimentos e bebidas do mundo.

Alcançar essa posição e reconhecimento é resultado do trabalho de cada um dos nove mil funcionários, seja na seleção da melhor matéria-prima, na aliança com parceiros e fornecedores de primeira linha, na busca constante pelaexcelência operacional ou na inovação de produtos. Seja no atendimento diferenciado a mais de 1 milhão de clientes no Brasil, ou na manutenção de um ambiente de trabalho participativo, alegre e cheio de oportunidades. Como esse sucesso depende também do sucesso dos consumidores e comunidades onde atua a Pepsico acredita que o sucesso nos negócios deve caminhar de mãos dadas com responsabilidade ambiental esocial, e com o crescimento do país.

As bebidas da Pepsico podem ser encontradas hoje em mais de um milhão de pontos de venda no Brasil. Para isso, conta com uma forte parceria com a AMBEV desde 1997, sendo esta a responsável pela fabricação, comercialização e distribuição dos produtos da empresa no País. A empresa passou a ser a responsável pela presença em todo o território nacional dasmarcas: Pepsi, Pepsi Light, Pepsi Twist, Pepsi Twist Light, Pepsi Twist 3, Gatorade, Propel, Lipton, Frutzzz, H2OH! Teem (no Rio Grande do Sul).

O principal produto é a Pepsi, criada em 1898, nos Estados Unidos, é uma marca autentica cada vez mais percebida pelos consumidores como inovadora, jovem e cheia de energia. Suas campanhas publicitárias irreverentes e grandiosas, com celebridades da músicae do futebol, encantam não só pela qualidade da produção, mas também pela ousadia e criatividade. Hoje existem variações do produto original como Pepsi Light (zero açúcar e baixo sódio), Pepsi Twist (com toque de limão) e Pepsi Twist Light (zero açúcar e zero caloria). Um dos lançamentos mais recentes é a H2OH, criada na Argentina em 2006, é um refrigerante de baixa caloria, original, moderno eo inovador; já que inaugurou uma nova geração de bebidas no mercado brasileiro. H2OH! foi especialmente desenvolvido para quem valoriza seu bem-estar e quer se refrescar com um produto leve, suave, saboroso e sem açúcar.

Com campanhas que reforçam a proposta de fazer com que as pessoas pensem que aquilo que não está na rotina pode ser uma boa alternativa, a Pepsi tem o objetivo de estimular opúblico a experimentar novas possibilidades, e assim conquistar novos consumidores resistentes ao consumo da bebida, principal concorrente da Coca Cola. Para isso agrega à sua estratégia de marketing preços mais competitivos com o objetivo de aumentar seu mercado consumidor, enquanto a concorrente Coca Cola ajusta seus preços visando maior lucro. Além disso, a nova embalagem, que além de maischamativa e moderna, proporciona maior segurança e facilidade no manuseio, inclusive com a preocupação de armazenagem doméstica já que cabe em qualquer modelo de refrigerador, foi uma grande inovação com objetivo de conquistar consumidores que se preocupam com a praticidade.

Para construir uma imagem mais próxima de cada geração, grandes marcas têm ousado na revitalização de logos. Os resultadosalcançados, em sua maioria, são satisfatórios. Como a marca fica mais moderna, acaba atraindo a atenção de novos consumidores, cuja probabilidade de identificação com a mesma é muito maior.

A Pepsi sempre teve o estigma de “querer copiar a Coca-Cola”, até mesmo na logomarca, no início as duas logomarcas seguiam o mesmo padrão, e na primeira grande alteração, entre 1950 e 1960, foi adicionada a...
tracking img