Estudo de caso pague menos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

3.1 - Embaixadores da marca 6

3.1.1 - Marketing One To One 6

3.1.2 - Mala Direta Virtual 6

3.2 A importância do acompanhamento do comportamento do consumidor 6

4.1 As recentes mudanças na gestão de pessoas 8

4.2.1 Alinhamento/Orientação 8

4.2.2 Comprometimento/Incentivo: 8

4.2.3 Avaliação/Capacitação 9

5.1 ANÁLISE HORIZONTAL (AH) E VERTICAL (AV) 9

6. ETAPA 410
6.1 Dentre as muitas características de empreendedorismo encontradas no Sr. Francisco Deusmar de Queirós, podemos citar as três mais relevantes: 10

6.1.1 - Foco em objetivo e Direção 10

6.1.2 - Independência e capacidade de correr riscos 11

6.1.3 - Capacidade de comunicação e persuasão 11

6.2 Desvantagens do Empreendedorismo 11

7. CONCLUSÃO 11
8. REFERÊNCIAS 111. INTRODUÇÃO


Este estudo de caso fundamenta-se na reportagem “O rei das farmácias é da Pague Menos”, uma entrevista realizada pela revista EXAME PME, que mostra como Francisco Deusmar de Queirós, que começou vendendo remédios na periferia, contruiu uma rede de drograrias que faturou mais de 2 bilhões de reais em 2010.


A rede de Farmácias Pague Menos é hoje a maior do varejofarmacêutico em abrangência do Brasil e única rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com mais de 500 lojas e mais de 13 mil colaboradores que atuam em mais de 160 municípios.


Com sede na capital cearense, a empresa tem um dos maiores centros de distribuição do País, com 110 mil m² de área, sendo 30 mil m² de área construída e capacidade para atender mil pontos devenda.


A rede desponta também como a primeira do varejo farmacêutico nacional nos principais rankings de empresas: Melhores & Maiores - As 1000 Maiores Empresas do Brasil (na 204ª posição) da revista Exame e no Valor 1000 (na 140ª posição), do Valor Econômico. Está entre os maiores crescimentos contínuos do Brasil, em torno de 30% ao ano.


.


2. DESENVOLVIMENTO


O pioneirismo naadoção de programas de responsabilidade social e a antecipação de tendências fizeram da rede Pague Menos a líder no disputado mercado nacional do varejo farmacêutico.


Em 2009 a empresa tornou-se uma das poucas varejistas do País a possuir lojas em todos os 26 estados, além do Distrito Federal. No mesmo período a popularidade da farmácia cearense atingiu as nuvens, com a consolidação de nadamenos que 340 lojas, distribuídas por 100 municípios. Isso representa um atendimento mensal de 5,5 milhões de clientes, em um incremento anual de 20% no faturamento, que beirou os R$ 2 bilhões no ano passado.


À frente desse império empresarial está o cearense Francisco Deusmar de Queirós, um exemplo de empreendedor brasileiro que não mediu esforços para chegar ao topo.


Nascido em 1947 napequena cidade de Amontoada, no interior cearense, Deusmar começou cedo, aos oito anos de idade, ajudando o pai em uma pequena mercearia, logo depois da família se mudar para Fortaleza. A partir daí não parou mais. Graduou-se em Ciências Econômicas e Administrativas pela Universidade Federal do Ceará, foi professor universitário e coordenador do curso de Economia. Ao mesmo tempo, colocava emprática toda a teoria que repassava aos alunos. “A persistência em conciliar estudos e vocação comercial sempre acompanhou minha trajetória”, reconhece o empreendedor.


Mas os planos de expansão do empreendedor cearense não pararam por aí. A chegada da Pague Menos a São Paulo abriu as portas do País. Durante esse período, além das farmácias, Deusmar consolidou um grupo empresarial que atua emsetores tão diversos como o químico, bancário e de comunicação.


Só neste ano a rede cearense planeja crescer mais 20% e chegar à marca de 400 lojas.


3. ETAPA 1


Como Gestor, sugiro três inovações imediatas na rede de lojas de farmácias Pague Menos, para que a empresa possa continuar a se diferenciar e enfrentar os concorrentes:


1 3.1 - Embaixadores da marca


Proporcionar mais...
tracking img