Estudo de caso orion

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

fundamentos de marketing
GESTÃO DE PESSOAS I
ANÁLISE CONTÁBIL
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Londrina
2011

fundamentos de marketing
GESTÃO DE PESSOAS I
ANÁLISE CONTÁBIL
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado as disciplinas Fundamentos de Marketing, Gestão de Pessoas I, Análise Contábil, DiagnósticoOrganizacional e Seminário IV do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Londrina
2011
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 ANALISES 5
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7

ETAPA 1

Orion Equipamentos Eletrônicos

Orion Equipamentos Eletrônicos se trata de uma organização especializada na fabricação de equipamentos de áudio, Orion nome dadoem 2000 foi fundada em 1980 e pertence aos sócios José Paulo Monteiro e Mônica Menezes.
A empresa desde sua fundação teve um desempenho equilibrado mesmo com um mercado em plena evolução, este sucesso devido sua estratégia de trabalho.
Alguns acontecimentos fizeram com que esta organização diminuísse o ritmo de sua produção, o risco de seu concorrente direto criar um novo produto. Através dosdados analisados podemos destacar alguns pontos fortes e fracos da empresa.
No ambiente interno da fábrica temos pontos fortes como ótimo desempenho das equipes de trabalho e um bom relacionamento entre colegas, sendo que em 2009 a fabrica foi cotada como uma das empresas melhores de se trabalhar segundo pesquisa realizada.
A produção eficaz da empresa também é um ponto forte, pois antes datroca de maquinários as entregas de encomendas eram efetuadas com sucesso.
Assim como há pontos fortes também temos pontos fracos, ou seja, a melhorar na parte interna da fábrica como, o vice presidente da área financeira é formado em Agronomia, campo incompatível com a área de atuação dele na empresa.
Outro fato que nos chama a atenção é de que uma empresa com 1000 funcionários não possui umresponsável na área de Gestão de Pessoas, este fato é outro ponto negativo, pois, esta área necessita de atenção.
Podemos perceber também que no ambiente externo há oportunidades como a possibilidade de lançamento de um novo produto, que seja aprimorado com as novas tecnologias.
Também podemos destacar a credibilidade que a fabrica tem com seus clientes como uma oportunidade de negócios, ou seja, coma confiança do cliente conquistada fica mais fácil a implementação de um novo produto no segmento.
A empresa está ameaçada pelo fato de seu maior concorrente lançar um produto mais inovador, fazendo com que a fabrica perca a preferência dos seus clientes.
Analisando a situação da fabrica podemos perceber que a mesma esta passando por uma difícil etapa para a evolução, a fabricação de um novoproduto com maior tecnologia é uma tarefa que deve ser analisada com cautela e cuidado, não é uma decisão que deve ser tomada do dia para noite, como aconteceu neste caso.
José Paulo se precipitou no momento em que decidiu, praticamente sozinho, fabricar um novo produto, pois, este fato fez da fábrica uma desorganização, os funcionários que trabalhavam satisfeitos agora estão desmotivados, emvirtude da fabricação de um novo produto todo maquinário teve de ser trocado ocasionando assim desperdícios de matéria prima, produtos com má qualidade, reclamação dos clientes e atrasos na fabricação, ou seja, o que andava bem foi prejudicado.
A empresa não esta falida, ainda tem solução, o importante é não deixar a crise se agravar mais.
Uma das soluções seria um treinamento aos funcionáriosprincipalmente da produção para que os mesmo saibam utilizar corretamente as novas máquinas, claro que este treinamento deve ser realizado em escalas, até porque a produção não pode parar, a empresa deve continuar com a mesma produção para poder sanar as dividas ocasionada com a compra do novo maquinário.
Este treinamento deve ser realizado o mais breve possível, pois está afetando a fabricação dos...
tracking img