Estudo de caso: ohno-san vai ao supermercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTIONÁRIO (ESTUDO DE CASO: OHNO-SAN VAI AO SUPERMERCADO)

1.Qual a relação entre o funcionamento do supermercado e o sistema Toyota de produção?
É que em ambos a reposição ocorre conforme osclientes adquirem os produtos, seja na produção do sistema Toyota como na recolocação de mercadorias consumidas no supermercado.

2. Quais as diferenças entre o sistema Toyota de produção e o sistematradicional?
No sistema Toyota, há necessidade de produzir apenas o necessário (modelo just-in-time) e no sistema tradicional há a idéia de quanto mais produzir, maior será o lucro, isto de formaeficiente.

3. Quais as vantagens de fabricar apenas o necessário? Há desvantagens?
As principais vantagens era produzir somente o necessário, evitando a eliminação quase total do desperdício noprocesso de produção e realizando a fabricação com qualidade. Outro fator é a utilização da filosofia just-in-time onde a empresa conseguia produzir uma quantidade variada de produtos (10 por dia, 10 porsemana, por exemplo) com o mesmo custo. A única desvantagem quanto a este sistema que ela depende de um fornecedor seja da própria empresa ou de terceiros. Havendo atraso na entrega do fornecedor, alinha de produção poderá ficar paralisada.

4. Considere os argumentos dos adversários do sistema Toyota. Você concorda? Se tivesse que escolher entre o sistema Toyota e seus adversários, qualescolheria? Por quê?
Não concordo, tendo em vista que maximizar a produção nem sempre gera lucro e baixo custo, pois todo ano há inovações e consequentemente se há uma demora muito grande de venda de umdeterminado produto, o mesmo pode perder valor de mercado, deixando de ganhar aquilo que era esperado lucrar, correndo risco de ter prejuízos. Escolheriamos o sistema Toyota devido que a mercadoria éproduzida de acordo com os pedidos, envolve menos capital, reduz desperdícios de mão-de-obra (e, como consequência, reduz custos) e não existe o risco de não conseguir clientes para o excesso de...
tracking img