Estudo de caso no setor contabil da empresa tech, dando enfase a retenção do iss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO NO SETOR CONTABIL DA EMPRESA TECH, DANDO ENFASE A RETENÇÃO DO ISS.


INTRODUÇÃO

Ao analisar todo as tarefas realizados pelo setor contábil, ficou decido aprofundar a analise referente a apuração da retenção do ISS dos prestadores de serviço, já que nos últimos anos o recolhimento desse imposto municipal passou por varias adaptações e tornou-se informatizada com a criação danota fiscal eletrônica, hoje a maioria das prefeituras já estão usando esse método, no intuito de ter um maior controle dos serviço prestados pelos pequenos fornecedores.

A EMPRESA

A TECH ENGENHARIA, fundado em 2003, tem nove anos de experiência baseada em tecnologia avançada, soluções inteligentes em sistemas e parcerias sérias com seus clientes e fornecedores. Toda essa dedicação resultaem uma empresa sólida com um alto grau de comprometimento de seus dirigentes e corpo técnico com seus clientes e a sociedade. Com um sistema de gestão dinâmico, tornou-se uma empresa com expertise em engenharia de sistemas de ar condicionado, automação, aquecimento solar, cogeração e manutenção predial, tornando-se uma empresa onde o cliente tem uma solução integrada de projeto, implantação,manutenção e conservação do seu patrimônio.

Tendo sempre como filosofia de trabalho oferecer serviços com o máximo de eficiência e otimização dos investimentos. A empresa Tech Engenharia tem como atividade desenvolver estudo de viabilidade, projeto, implantação, manutenção e operação de um conjunto de ações personalizadas para cada cliente/situação, no seguimento de Engenharia, criando novastecnologias e oportunidades de crescimento técnico, humano e social.

A Tech Engenharia em pouco tempo espalhou-se pelo mercado brasileiro, e hoje atua nas principais localidades do Brasil, tendo no seu quadro de funcionários 129 profissionais. O intuito de seus donos em breve é que a empresa estará participando do mercado estrangeiro.

ROTINAS DA EMPRESA

Ao focar a parte contábil da empresaverifica-se que ainda estão implantando um sistema de informações contábil, que permita aos gestores acesso a informações precisas para tomadas de decisões e a sua contabilidade é realizada por uma prestadora de serviço na área contábil. No entanto, existe a necessidade do setor financeiro ter conhecimento contábil, para lançamento dos documentos fiscais no sistema, pois a Tech por ser uma prestadorade serviço, contrata vários fornecedores para realização dos serviços menores, acarretando no crescimento da quantidade de prestadores de serviços. Foi observado que na hora do lançamento da nota fiscal pelo setor de contas apagar gerava um gargalo na interpretação dos impostos, principalmente no que se diz a respeito ao ISS, aproveitou-se assim, essa dificuldade para pesquisar sobre esseassunto.

REFERENCIAL TEÓRICO

Por ter um leque de fornecedores e de clientes em Salvador, utilizaremos a legislação municipal de Salvador para um embasamento teórico recorrente as inúmeras duvidam que apareçam na hora da retenção do imposto.
A prefeitura de salvador utiliza a nota fiscal eletrônica com a finalidade de um maior controle para recolhimento do ISS.
“A NFS-e foi implantada pelaSecretaria da Fazenda com a intenção de simplificar a vida dos prestadores de serviços, por ser um documento de fácil emissão que não precisará ser declarado na Declaração Mensal de Serviços – DMS - ,e para aumentar a segurança da operação com a utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação, que possibilitará um maior controle sobre fraudes contra o Fisco, além de reduzir o custo doprestador de serviço, que não precisará mais confeccionar, nem imprimir, as suas notas fiscais.” Disponível em: acesso em 02 de outubro de 2012.
Com a implantação desse sistema, Salvador passou a ter maior segurança na sua apuração evitando a sonegação do imposto e que ele seja repassado para outro município.
Nesse estudo será utilizado algumas duvidas referente ao ISS que a empresa Tech tem e...
tracking img