Estudo de caso no processo de gestão de estoques e logística da empresa pé de apoio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO NO PROCESSO DE GESTÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA DA EMPRESA PÉ DE APOIO


Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender as necessidades e dificuldades de uma empresa do setor do varejo de materiais hospitalares e equipamentos fisioterapeuticos, no que tange as questões relacionadas a estoques, centro de distribuição e logística de mercadorias. Bem como, identificar e sugeriraplicação de melhores práticas na adminsitracao e planejamento dessas áreas.
Palavras-chave: Gestão de estoques; Logística; Pé de Apoio.

1. Introdução

A logística tem como função administrar com coerência a movimentação de materiais, no ambiente interno e externo da empresa, desde a chegada da matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente, pois segundo Closs e Bowersox (2001,p.23), “a logística existe para satisfazer às necessidades do cliente, facilitando as operações relevantes de produção e marketing. Do ponto de vista estratégico, os executivos da logística procuram atingir uma qualidade predefinida de serviço ao cliente por meio de uma competência operacional que represente o estado-da-arte. O desafio é equilibrar as expectativas de serviços e os gastos de modo aalcançar os objetivos do negócio”. Suas atividades podem ser dividas em primárias e secundárias. Segundo Pozo (2004, p. 21), “A denominação da atividade primária identifica aquelas que são de importância fundamental para obtenção dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço que o mercado deseja, e essas atividades são consideradas primárias porque contribuem com a maior parcela do custototal da logística ou são essenciais para a coordenação e para o cumprimento da tarefa logística”. Ainda, segundo Pozo (2004, p. 23), “As atividades consideradas de apoio são aquelas adicionais que dão suporte ao desempenho das atividades primárias para que possamos ter sucesso na empreitada organizacional, que é manter e criar clientes com pleno atendimento do mercado e satisfação total do acionistae receber seu lucro”.
Uma empresa, com uma gestão eficaz e adequada das atividades primárias, através de uma logística empresarial enxuta, tem a possibilidade de atender o objetivo de proporcionar ao cliente produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades. É com uma gestão adequada proveniente de todas as atividades ao longo da cadeia de suprimentos, que a empresa poderá obter ganhossignificativos, como redução dos estoques, do tempo médio de entrega, da produtividade, etc.
A logística empresarial estuda como a administração pode prover nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes, assegurando a disponibilidade do produto correto, da forma correta, atendendo todas as necessidades e especificações fornecidas pelo cliente ou consumidor. É composta por uma equipeque se encarrega de levar os produtos ao local onde o comprador se encontra, em tempo e momento convenientes, ao menor custo possível a esses compradores.
O ramo logístico divide-se em duas atividades principais, a Gestão de Estoques e Distribuição Física. A Gestão de Estoques compreende o agrupamento de materiais de várias origens, a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos ouserviços da empresa; e considerando o que diz Closs e Bowersox (2001, p.43), “quando efetivamente integrados às operações logísticas, a armazenagem, o manuseio de materiais e a embalagem simplificam e aumentam a rapidez do fluxo de produtos ao longo de todo o sistema logístico” observamos a importância de uma adequada gestão de estoques dentro das atividades da empresa. A Distribuição Físicacompreende da movimentação dos produtos acabados ou semi-acabados da empresa para o cliente, ao qual constitui o transporte eficiente e eficaz, englobando armazenagem, processamento de pedidos dentre outros. Para Closs e Bowersox (2001, p.44), “é pelo processo de distribuição física que o tempo e o espaço do serviço ao cliente se tornam parte integrante de marketing. Assim, a distribuição física vincula...
tracking img