Estudo de caso na Crech- UFG

2033 palavras 9 páginas
Estudo de caso na Creche -UFG
Sociedade
De acordo com análise feita do Projeto Político Pedagógico, das entrevistas e observações do cotidiano da creche/UFG, pode-se compreender que existe uma parceria entre creche/UFG e família, considerando as particularidades de cada um, no qual a creche/UFG parte de uma concepção ampliada de estrutura familiar, em que considera e valoriza as diferentes formas de arranjos familiares; no qual a família é o primeiro grupo com o qual a criança convive, sendo então a família concebida como parte de um contexto mais amplo dentro do sistema social, no qual se faz necessário sua função de transmissora de valores, de suporte físico, afetivo e social, contribuindo para o desenvolvimento da criança e favorecendo a construção de sua identidade.
Segundo o PPP da creche/UFG, há abertura para a participação da família no que diz respeito a todos os processos constitutivos da proposta pedagógica.
A creche/UFG entende que possui papel importante no desenvolvimento da criança, porém também entende que ela não é pensada como instituição substituta da família, mas como ambiente de socialização diferente do familiar.
Para a instituição é indispensável que os profissionais da Educação Infantil conheçam a família da criança, as condições de vida e as relações por ela estabelecidas para que possam compreender como os educandos se relacionam e agem em seu meio social.
Sendo assim, um dos papéis da instituição é criar meios e possibilidades de participação efetiva da família, transmitindo segurança e credibilidade sobre a proposta trabalhada, sanando as curiosidades e dúvidas apresentadas; compartilhando os sucessos e as dificuldades que o trabalho apresenta, fazendo desta parceria uma colaboração mútua em que a família também possa interagir e intervir neste processo.
É compreendendo esses elementos que norteiam a relação família-criança-sociedade que a instituição tem a oportunidade de dialogar com a família a proposta educacional. Para

Relacionados