ESTUDO DE CASO MARIOLÂNDIA

2314 palavras 10 páginas
FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO
FAAP – PÓS GRADUAÇÃO
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM GERENTE DE CIDADE

1ª AVALIAÇÃO

Aluna: PATRÍCIA DE LIMA VILLADOURO
Coordenadores: Prof. Matheus Bernardo Delbon Prof. Victor Toyoji de Nozaki

Ribeirão Preto
15/01/2012
SUMÁRIO

1. RESUMO

O foco deste estudo é apresentar ações necessárias para o desenvolvimento do município de Mariolândia conforme conhecimentos adquiridos no primeiro módulo desta pós-graduação em Gerente de Cidade, no conteúdo das disciplinas: Economia Nacional e Internacional; Pensamento Estratégico Brasileiro; Contabilidade Municipal; Orçamento Municipal; Recursos Econômicos e Lei de Responsabilidade Fiscal.

2. INTRODUÇÃO

O Município de Mariolândia conta com população de 165.000 habitantes e possui cinco bairros: Centro, Sumaré, Aeroporto, Patriarca e Pedro I.
A vocação do município está voltada para fabricação de equipamentos médicos e odontológicos nos bairros Sumaré e Aeroporto, para revenda de ferramentas industriais e agrícolas nos bairros Patriarca e Pedro I, com forte atividade ligada ao comércio e prestação de serviços no Centro.
O Prefeito Mario de Mario é candidato à reeleição e, no atual mandato, foi eleito por uma margem de 0,6% em relação ao seu opositor que já havia obtido outro mandato anterior.
A administração do Prefeito Mario teve que, nos primeiros anos do atual mandato, colocar as finanças da Prefeitura em ordem, pois herdou uma situação comum a quase todos os municípios brasileiros: um estado pré-falimentar.
O cenário econômico é de oferta de produtos e serviços menor do que a demanda por produtos e serviços.

3. OBJETIVOS

Neste estudo, a cidade de Mariolândia tem duas demandas prioritárias a serem atendidas:
1 – De caráter de urgência, envolve a reurbanização do Centro e do bairro de Sumaré que tiveram 50% de suas edificações e infraestrutura danificadas pelos efeitos de um desastre climatológico.
2 – De

Relacionados

  • Mariolândia
    8419 palavras | 34 páginas
  • Avalicao gerente
    8678 palavras | 35 páginas