Estudo de caso kopenhagen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Tiago de Freitas Faustino
Curso: Administração de Empresas com LFE em COMEX.


Estudo de Caso: Kopenhagen


A empresa
A Kopenhagen é uma empresa brasileira especializada na fabricação e comercialização de chocolates finos. Foi fundada em 1928 com a vinda de um casal de letos¹ recém chegados ao Brasil, que traziam consigo a receita de marzipan², confeito muitopopular na Europa, mas desconhecido neste país. Em 1996, a Kopenhagen foi comprada pelo empresário Celso Moraes e, a partir de então, passou a fazer parte do Grupo CRM. Durante esses anos, a empresa aumentou significativamente suas instalações fabris, sua diversidade de produtos e pontos de venda.
Hoje a empresa oferece mais de 300 itens em linha, alguns top of mind³ dos seus segmentos como NháBenta, Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand.

Negócio
O negócio dessa empresa não é chocolate, vai muito além disso: são presentes (de chocolate). Um presente é dado em uma ocasião especial, com a intenção de fazer uma pessoa mais feliz, em sinal de atenção, confiança, amor ou amizade. É assim que a Kopenhagen se posiciona para seus consumidores: um presente para pessoasqueridas em momentos especiais. Ao fazer uma visita a loja Kopenhagen percebe-se que os produtos já estão em embalagens diferentes, prontas para presentear alguém.

Estratégia Central
Os produtos da Kopenhagen são de alta qualidade e impecáveis aos mínimos detalhes. Na produção, apesar dos processos industriais, necessários para conseguir atender a alta demanda por seus produtos, aKopenhagen preocupa-se em manter uma boa aceitação, por isso, conserva alguns processos artesanais que acabam por dar um toque final diferente. Depois de pronto, os chocolates são colocados cuidadosamente em embalagens elegantes com uma fita charmosa, sob medida, e acomodados em salas com boa refrigeração para conservar o produto. Na entrega, os chocolates são colocados em um transporte adequado,com um sistema interno moderno de refrigeração. Ao chegar nos pontos de venda, a retirada dos produtos é cautelosa e dali são acomodados nos locais apropriados. Quando o cliente chega a uma loja Kopenhagen tem a sensação de estar diante de uma vitrine e não de um balcão. O produto não é tratado como commoditie, mas sim como uma jóia.
É claro que não são todos que podem pagar pelo que aKopenhagen oferece, por isso, o público-alvo definido por essa empresa são as classes A e B. Para esse público, a empresa pode praticar um preço premium, pois não é com o preço que essas pessoas estão preocupadas, mas sim, com o que o produto oferece: qualidade, felicidade, exclusividade e “momentos mágicos”. Outro fator que deixa bem claro o público-alvo que a Kopenhagen esta interessada é a localizaçãode suas lojas, normalmente encontradas em shoppings centers ou bairros nobres das cidades em que atua.


1. É o nome dado às pessoas que vivem na Letônia.
2. É um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que pode ser moldada em praticamente qualquer formato. Para saber mais acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marzip%C3%A3.3.Top of Mind é um termo em inglês utilizado na área de marketing empresarial como uma maneira de qualificar as marcas que são mais populares na mente (mind em inglês) dos consumidores. Para saber mais acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Top_of_Mind.



Uma empresa não consegue operar dessa forma com uma estratégia de baixo custo. A Kopenhagen investe pesado na busca por melhores técnicas eprodutos diferentes, na fabricação, em embalagens, no transporte, nas instalações de sua loja, enfim, em todo o processo de criação de valor, da compra da matéria-prima ao pós-venda. Por essas circunstâncias, a estratégia adotada pela empresa é a de diferenciação. Pode-se notar que as operações da empresa estão alinhadas a sua estratégia, pois esse algo a mais que ela oferece esta presente nos...
tracking img