ESTUDO DE CASO- JACK WELCH INSTITUIU O WORK-OUT NA GE

360 palavras 2 páginas
1. ESTABELECER AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE WELCH DEMONSTROU NA IMPLANTAÇÃO DO WORK-OUT, COM AS QUATRO FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO (DIREÇÃO, PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE), CONSIDERANDO OS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE ATUAÇÃO.

Em sua longeva e bem sucedida gestão como CEO da General Electric, de 1981 a 2001, Jack Welch tornou famosa uma estratégia de gestão de pessoas conhecida como “ranqueamento forçado”. Basicamente os funcionários da empresa eram avaliados por sua performance e eram classificados em três grupos: • - Grupo A que representava 20% dos funcionários que apresentavam a melhor performance.
• - Grupo B que representava 70% dos funcionários que apresentavam performance média.
• - Grupo C que representava 10% dos funcionários que apresentavam a pior performance.

A partir dessa classificação os funcionários que estavam no grupo A recebiam os maiores incentivos financeiros e os do grupo C eram na maioria das vezes desligados da empresa.
Simplificando, todo ano Jack Welch demitia 10% dos funcionários da GE. O objetivo do ranqueamento forçado era tornar a empresa mais competitiva.

Jack Welch, como sempre muito eloquente, defendia o desligamento dos funcionários com baixa performance dizendo que mantê-los na empresa não era bom nem para a GE e nem para eles mesmos. Sua visão era que ao serem desligados, esses funcionários acabavam encontrando trabalhos em empresas que estariam mais adequadas ao seu perfil e, portanto teriam mais oportunidades de sucesso em suas carreiras. –

Welch tira proveito de todas as oportunidades para promover sua visão. Ele dirige sua mensagem para os acionistas e para os analistas financeiros em suas apresentações no Conselho da GE.
Ele assegura que a mesma mensagem seja dita para o pessoal interno como para o pessoal externo.
Ele espera que o empregado da GE, em qualquer nível hierárquico, esteja apto a identificar e se comprometer com os valores da companhia, por exemplo.

Relacionados