Estudo de caso insuficiencia renal cronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O câncer de mama é, na atualidade, a primeira causa de morte por câncer entre as mulheres e dados estatísticos têm mostrado um crescente aumento na incidência da doença nos últimos anos em todo o mundo, estimando-se que, nos Estados Unidos, uma dentre cada dez mulheres desenvolverão o câncer de mama no curso de suas vidas.
Os mecanismos relacionados a este aumento não estãoplenamente esclarecidos. Considera-se que tanto fatores ambientais quanto fatores relacionados aos hábitos de vida possam contribuir para o quadro atual da doença.
No Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) os principais fatores podem estar relacionados à mudança no estilo de vida das mulheres que passaram a optar por ter filhos mais tarde ou, ainda, por não ter filhos.Tanto a idade da primeira menstruação quanto a idade do início da menopausa e da primeira gestação completa influenciam no risco para o desenvolvimento da doença. A menopausa precoce, a gestação tardia, são considerados fatores predisponentes para o câncer de mama.
Também a atividade física e os hábitos alimentares podem influenciar no risco da doença. Exemplo disso, a ingestão exagerada doálcool e o uso do fumo, assim como dieta rica em gordura podem predispor a doença, enquanto que uma dieta rica em derivados da soja e exercícios físicos regulares parecem ter efeito protetor para as mamas.
Os fatores genéticos relacionados à doença também devem ser ressaltados. No entanto, o câncer de mama hereditário responde apenas por cerca de 10% dos casos.
Apesar de haver relatos científicos darelação destes fatores e de outros aqui não mencionados com o risco de câncer, os mecanismos que promovem o seu desenvolvimento não estão totalmente estabelecidos. Assim, não existe qualquer pessoa ou grupo populacional que possa ser considerado livre do risco da doença.
Baseado nisto, a única forma de redução da mortalidade pelo câncer da mama é a detecção precoce de sinais da doença,preferencialmente antes que a paciente apresente sintomas, para que medidas terapêuticas sejam instituídas o mais breve possível, aumentando as chances de cura.
A avaliação periódica das mamas pela palpação, seja pela própria pacientes (auto-exame) ou por um profissional de saúde (médico ou enfermeiro treinado), tem importância fundamental na detecção da doença e deve ser incentivada, visto que ainda naatualidade a maioria dos nódulos é encontrada pela própria paciente durante o auto-exame.

Anatomia e Fisiologia
As mamas são formadas por um conjunto de glândulas, que tem como função principal a produção de leite. Desenvolve-se no embrião na região anterior do tórax, entre a segunda e sexta costela, na chamada “linha do leite”, que se estende da axila à região inguinal, onde podem persistirformando as chamadas mamas acessórias na idade adulta.
É constituída por um conjunto de 15 a 20 unidades funcionais conhecidas como lobos mamários, representados por 20 ductos terminais que se exteriorizam pelo mamilo. Apresentam a forma cônica ou pendular, variando de acordo com as características biológicas corporais e com a idade da pessoa.

1. Parede Torácica
2. Músculos peitorais
3.Lobo mamário
4. Mamilo
5. Aréola
6. Ductos lactíferos
7. Tecido adiposo
8. Pele
A mama, além do tecido glandular, é composta por gordura, tecido conjuntivo, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e fibras nervosas.
O principal suprimento sanguíneo vem das artérias mamárias internas (60%) e da mamária externa ou torácica lateral (30%). A drenagem linfática da mama ocorrepreferencialmente para a axila (97%), e o restante drena para a cadeia mamária interna (3%).
A figura abaixo mostra as três principais cadeias de drenagem linfática da mama:

1. Linfonodos da cadeia axilar
2. Linfonodos da cadeia mamária interna
3. Linfonodos da cadeia supraclavicular

Conceito e Estimativas
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as...
tracking img