Estudo de caso - hernia de hiato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista – UNIP
Instituto de Ciências da Saúde
Curso de Graduação em Enfermagem

Cristiane Martins

Estudo de Caso

GOIÂNIA
2011
Cristiane Martins

Estudo de Caso: Hérnia Hiatal

Trabalho apresentado a Clínica de Enfermagem como atividades do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Paulista sobre orientação da professora EnfermeiraNeuza Maria da S. Alves.

GOIÂNIA
2011

Estudo de Caso: Hérnia Hiatal

Teoria de Enfermagem:

A teoria de Enfermagem de Dorothea Elizabeth Orem foi desenvolvida entre 1959 a 1985. Baseia-se na premissa que os pacientes podem cuidar de si próprios. Primariamente usada em reabilitação e cuidados primários, onde o paciente é encorajado a ser independente o máximo possível. O modelo de Orem ébaseado em que todos os pacientes desejam cuidar de si próprios.

Para OREM (1980), o autocuidado é a prática de atividades que o indivíduo inicia e executa em seu próprio benefício, na manutenção da vida, da saúde e do bem estar. Tem como propósito, as ações, que, seguindo um modelo, contribui de maneira específica, na integridade, nas funções e no desenvolvimento humano.

ETIOLOGIA

Emalgumas pessoas, o hiato ou orifício do diafragma enfraquece e aumenta seu diâmetro. Não é conhecido porque isto ocorre. Pode ser devido à hereditariedade, obesidade, exercícios como levantamento de peso, ou muito esforço para evacuar. Independente da causa, uma porção do estômago hérnia ou move-se para cima ou para dentro da cavidade torácica através do orifício dilatado. Uma hérnia hiatal éagora presente. As hérnias hiatais são muito freqüentes, ocorrendo em torno de 60% das pessoas com mais de 60 anos (GASTROWEB 2007).

FISIOPATOLOGIA

É um distúrbio da junção gastresofagiana que resulta em dilatação saciforme do estômago que faz protrução acima do diafragma. (ROBBINS 1991).

Dois padrões anatômicos podem ser reconhecidos:

Na primeira, o esôfago termina acima do diafragma,criando dilatação simétrica com formato de sino da porção do estômago dentro da cavidade torácica. A dilatação é limitada abaixo pelo estreitamento diafragmático. Esta anormalidade pode resultar de um esôfago congenitamente curto ou pode constituir um defeito adquirido secundário a cicatrização fibrosa de longa duração do esôfago. Seja qual for a base, a tração sobre o estômago força parte delepara dentro do tórax. Cerca de 90% de todas as hérnias hiatais são desse tipo. A hérnia supradiafragmática do estômago é acentuada pela contração muscular do esôfago durante o ato da deglutição e, assim sendo, esse padrão de tração é denominado hérnia por deslizamento. (ROBBINS 1991).

O segundo padrão é designado hérnia hiatal paraesofagiana. Parte da extremidade do estômago disseca ao longo doesôfago através de um defeito no hiato diafragmático. Em geral é pequeno e encontrado ao longo da extremidade inferior do esôfago posicionada normalmente. Já que o estômago rola ao longo do esôfago, às vezes esta forma é denominada hérnia rolante. Menos de 10% das hérnias hiatais são desse tipo. Apenas esse tipo, paraesofagiana, é vulnerável ao estrangulamento e infarto (ROBBINS 1991).MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

Azia, regurgitação, asma não alérgica. Entretanto, esses sintomas são em decorrência da esofagite de refluxo, isso porque as esofagites mais intensas geralmente são acompanhadas de hérnia de hiato, mas o inverso nem sempre é verdadeiro. (GASTROMED 2011)

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da hérnia hiatal é dado por endoscopia ou por raios-X, sendo que outros exames (Manometria ePhmetria Esofágica) podem ser solicitados caso o paciente tenha sintomas e a endoscopia seja negativa. (GASTROMED 2011).

A hérnia hiatal é extremamente comum e nem sempre causa sintomas ou problemas. Entretanto, quando há problemas pode ser tratado efetivamente com medicamentos ou mesmo com cirurgia. (GASTROWEB 2011).

De maneira geral, medicações que diminuem a produção do ácido pelo...
tracking img