Estudo de caso grendene s/a

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Feira de Esportes




SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..............................................................................................04
2 JUSTIFICATIVA............................................................................................06
3 OBJETIVOS....................................................................................................08
3.1 ObjetivoGeral...............................................................................................08
3.2 Objetivo Específico.......................................................................................08
4 MÉTODO.........................................................................................................09
5CRONOGRAMA.............................................................................................10
6 CONCLUSÃO..................................................................................................12
7 REFERÊNCIAS...............................................................................................13
8 ANEXOS..........................................................................................................14
9MAPA...............................................................................................................15








1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em possibilitar que a prática pedagógica da Educação Física escolar seja compreendida de fato como uma experiência educativa, para que esta contribua efetivamente com o desenvolvimento individual e social dos sujeitos aprendizes.Entende-se que a importância deste projeto está na busca de nova possibilidade educativa que articule teoria e prática, contribuindo para a construção de uma identidade e um status próprios para essa área do conhecimento.

A Educação Física desenvolve o conhecimento sobre cultura corporal e, em complemento, esse saber precisa materializar-se no tempo livre das pessoas. Para tanto, numa sociedade declasses cabe à escola educar o aluno para a autonomia e coletividade no lazer, sendo a Educação Física responsável direta pela promoção criativa dos interesses físico-esportivos-perpassados pela inteligência cinestésica-corporal- sob as mais diferentes estratégias e no mais variados ambientes (PIMENTEL, 2003, p. 103).


Segundo Darido e Souza (2009) a área da Educação Física ultrapassa a idéiade estar voltada apenas para o ensino do gesto motor correto. Porém, é muito mais que isso, cabe ao professor de educação física problematizar, interpretar, relacionar, analisar, com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, de maneira que estes compreendam os sentidos e significados impostos nas práticas corporais
Numa dimensão mais sociocultural, devem tornar claro aos alunos asrelações entre esporte, sociedade e interesses econômicos; a organização social, o esporte e a violência; o esporte com intenções de lazer e o que visa à profissionalização; a história, o contexto das diferentes modalidades esportivas; qualidade de vida, a atividade física e o contexto sociocultural; as diferenças e similaridades entre a prática dos jogos e dos esportes; as adaptações necessáriaspara a prática do esporte voltado para o lazer, entre outros temas (DARIDO; SOUZA, 2009).
Possibilitando assim aos alunos demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, desenvolvendo a capacidade para discutir e modificar regras, agregando elementos de várias manifestações de movimento e criando uma melhor utilização dos conhecimentos alcançados sobre a cultura corporal (DARIDO;SOUZA, 2009).




Nesse sentido, o papel da educação física ultrapassa o ensinar esporte, ginástica, dança jogos, atividades rítmicas expressivas, e o passar conhecimentos sobre o próprio corpo para todos, em seus fundamentos e técnicas (dimensão procedimental), mais inclui também seus valores subjacentes, ou seja, quais atitudes os alunos devem ter nas e para as atividades corporais (dimensão...
tracking img