Estudo de caso globo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise e Reestruturação nas Organizações Globo

1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?
As Organizações Globo se baseiam estrutura matricial, já que constituem um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, dispostas em uma organização por grupos de atividade, separadas em divisõesindependentes. Cada empresa pode adotar uma estrutura independente de gestão desde que os objetivos corporativos sejam atingidos, aproveitando o melhor da estrutura funcional com as vantagens da estrutura divisional.
A adoção deste modelo estrutural tem por objetivo reduzir a lentidão dos procedimentos organizacionais, melhorar a departamentalização e a divisão das atividades, facilitando assim acoordenação por parte da alta administração, uma vez que o controle de uma estrutura deste porte é difícil, e poderia se tornar altamente burocratizado caso o processo decisório ficasse nas mãos de uma única pessoa.
2. Qual o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócios? Procure informações complementares e esboce o organograma da organização.
As atividades daOrganização são separadas em divisões independentes, cada uma delas composta por várias empresas, o que configura uma departamentalização funcional, pois se utiliza da similaridade e proximidade das tarefas, agrupando as empresas de acordo com as habilidades, os recursos e os conhecimentos necessários ao desempenho das atividades.
As principais divisões do grupo são:
* MIRA: Mídia Impressa eRádio; que é subdividida em outras duas unidades de negócio: a Infoglobo – responsável pelos jornais e pelos portais de notícias na internet – e o Sistema Globo de Rádio – que reúne toda as emissoras de rádio do Grupo.
* Globopar: Globo Participações e Comunicações S.A; dividida em seis unidades: a TV Globo e a Rede Globo – responsáveis pela produção e veiculação em televisão aberta; a Globosat –que concentra os canais por assinatura; a Distel S.A. que é responsável pela distribuição, através da TV a cabo e via satélite, da programação por assinatura e pelos serviços de internet banda larga; a Editora Globo; a Som Livre – gravadora do conglomerado; e a Globo Filmes.
* Fundação Roberto Marinho: que é uma associação filantrópica que, em nome das Organizações Globo, atua nos serviçosde responsabilidade social do Grupo, financiando projetos de educação, cultura e esporte que contribuem para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

3. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?

No ambiente interno, podemos destacar o tamanho da organização e a dificuldade no controle da organizaçãopela sua dimensão, o emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização, o “inchaço” do corpo administrativo, além de erros na previsão de crescimento de alguns produtos, como a TV por assinatura.
No ambiente externo, temos como principal variável as mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como o desenvolvimento de novos meios de acesso a informação e,principalmente, a difusão da internet.

4. Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?
A organização possui um baixo grau de concentração de poder. Com o objetivo de produzir com eficiência, o grupo optou por descentralizar a direção da empresa e, apesar da concentração de poder se concentrar nas mãos da alta gerencia doconglomerado, há uma transferência de poder dentre os presidentes e diretores das empresas afiliadas. Cada alto gestor tem considerável autonomia para efetuar as modificações necessárias, desde que essas modificações atendam aos objetivos almejados pelo grupo.
5. Quais são os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?
Na segunda metade da década de 90, apostando no crescimento e na...
tracking img