Estudo de caso / gestao da informacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJORGE

CRISTINA LUZIA CUENCA DUARTE

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

SALVADOR
2012
UNIJORGE

CRISTINA LUZIA CUENCA DUARTE

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Trabalho interdisciplinar apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina de Finanças Corporativas do curso Superior Tecnológico em Gestão Financeira do Centro Universitário UNIJORGE, sob a orientação do Prof Ronaldo SantosPereira, Turma TGF 1, turno noturno.



SALVADOR
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE CUSTOS NA GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA EMPRESA OUT BRASIL 3
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

É evidente que a informação se tornou um os maiores patrimônios de uma organização nos das atuais, sendo vital à sobrevivência destas organizações, visto que omercado está cada vez mais competitivo. De acordo com Silva, “destacadamente, a informação é parte fundamental de qualquer organização que deseja entrar e competir no mundo globalizado”. Por ser considerada de fundamental importância para a realização de um negócio, a informação deve ser gerenciada. Isso porque as organizações são freqüentemente “bombardeadas” por informações e, em muitos casos, tantoconteúdo desvia o foco principal destas organizações.
O estudo das ferramentas voltadas para valorização e maximização das riquezas empresariais, contemplando a administração do risco e retorno decorrentes das decisões dos gestores fundamental para a gestão adequada. Toda decisão, em qualquer âmbito, seja uma decisão tomada por uma empresa ou mesmo por uma pessoa física, gera um resultadofinanceiro. O gestor de uma instituição precisa avaliar quais investimentos realizar, quais recursos utilizar e como gerenciar as atividades financeiras diárias da empresa. Neste contexto é importante compreender o longo prazo em função dos investimentos a serem realizados e o curto prazo em função da sobrevivência diária da empresa.

2 A GESTÃO DE UM NEGÓCIO VIRTUAL USANDO FERRAMENTAS E TÉCNICASDO ESTUDO DAS FINANÇAS CORPORATIVAS
empresa Out Brasil tem tratado a informática como um recurso vital, responsável pela inovação do armazenamento e do tratamento da informação que, conseqüentemente, influenciará na estratégia da empresa. Segundo Davenport, “é indiscutível o aumento da tecnologia da informação nas organizações, e está pode ser uma força poderosa para mudar o modo como fazemosnosso trabalho”.
As organizações, graças às novas tecnologias de informação, têm em mãos uma enorme quantidade de dados para serem usados e trabalhados para a geração de informações precisas à tomada de decisão. Segundo Klein, “[...] a captura de grandes volumes de conhecimento e a facilitação de tal transmissão orquestrada se tornam possíveis através de uma infra-estrutura explícita, gerenciale tecnológica, destinada a capturar e alavancar capital intelectual”.
Definir a estratégia é importante para qualquer organização, por que ela estabelece quais serão os caminhos a percorrer, juntamente com os programas e processos a serem utilizados para alcançar os objetivos determinados por ela. Segundo Oliveira, “quando se considera a estratégia empresarial, ou seja, a escolha de um caminhode ação para a empresa como um todo, deve-se fazer a seguinte pergunta: Que destino devo dar à empresa e como devo estabelecer este destino?”. Essa é uma pergunta que os executivos das empresas devem-se fazer, pois são eles os responsáveis pela tomada de decisão e para isso devem saber o momento favorável para colocar em prática as estratégias da empresa.
Quando o assunto é custos a maioria dosgestores ou empresários possuem uma opinião a respeito, mesmo sendo essa errada ou não para direcionar horizontes do seu negócio, mas o grande problema é sabe se estes custos são os correstos para a necessidade da empresa.
A palavra custos atualmente se tornou muito comum em diversas discussões nos mais variados setores e assunto dentro das organizações, custo de qualidade, custo de compra de...
tracking img