Estudo de caso geely motors

INTRODUÇÃO
A partir da leitura do texto: “Importador da Kia traz Geely ao Brasil com carro de R$ 35 mil.” O presente trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de implantação desta empresa no Brasil, através de uma analise de mercado e de um plano de marketing, bem como a utilização de uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP) na organização das atividades necessárias desde o planejamentoda empresa, além de analisar aspectos importantes como a importação de veículos entre os países do MERCOSUL e sobre o aumento do IPI e os impactos causados as montadoras. O trabalho traz ainda uma reflexão sobre a importância de a empresa investir na ética e na responsabilidade social e quais benefícios estas ações traz para a empresa e para a sociedade em geral.

PRIMEIRO DESAFIO: ANALISE DEMERCADO E PLANO DE MARKETING

A análise de mercado consiste em encontrar clientes potenciais que tenham a vontade de utilizar os produtos e serviços que uma empresa pretende oferecer e satisfazê-lo na etapa final da ação. A análise de mercado precisa estar presente desde o início do planejamento do seu produto ou serviço, isso diminui o número de riscos. Ela faz com que o empreendedor conheça oseu próprio produto, serviço ou marca.

Para trazer a montadora Geely Motors para o Brasil, é necessário fazer a análise de indústria e setor que deve apresentar as informações a respeito do tamanho, crescimento e estrutura da indústria e setor automotivo. Essas informações geralmente são discriminadas em termos objetivos e podem estar relacionadas com a estrutura da indústria e do setor emtermos estatísticos, práticas de marketing e o composto de marketing. Essas informações podem ser usadas para monitorar mudanças no setor e aproveitar as oportunidades decorrentes dessas mudanças em nichos específicos.

Em seguida, é necessário fazer a descrição do segmento de mercado que nada mais é do que saber identificar e clarificar quais porções particulares, ou segmentos deste mercado sãoseu alvo. O segmento de mercado é definido a partir das características do produto, estilo de vida do consumidor (idade, sexo, renda, profissão, família, personalidade) e outros fatores que afetam de uma maneira direta o consumo do produto, como localização geográfica por exemplo.

O mercado-alvo é aquele que pode consumir o produto. Geralmente, para segmentar um mercado é necessário ter umconhecimento mais abrangente, não somente qualitativo como também quantitativo do mesmo. Para uma análise inicial, deve-se responder às seguintes questões:
* Qual o market-share (participação de mercado) dentre os principais concorrentes nacionais e internacionais instaladas no Brasil (Fiat, Ford, Chevrolet, Kia Motors, Mahindra, Cherry, Renault, Peugeot, Mitsubish, Hiunday, entre outras)?
*Qual o potencial de mercado automotivo no Brasil?
* O mercado automotivo encontra-se bem atendido?
* Quais as oportunidades para a Geely Motors obter uma maior participação?
Um segmento de mercado é um conjunto de clientes que tem necessidades e desejos em comum. Ao agrupar clientes semelhantes, a empresa pode satisfazer suas necessidades específicas de forma mais eficaz. Quanto maisrecursos e opções esses clientes demandam, mais razões a empresa tem para dividi-los em grupos. Para isso, deve-se responder, basicamente, às seguintes perguntas:
* Quem está comprando? Qual seu estilo de vida, sua localização, seus hábitos, sua personalidade e seu perfil?
* O que está comprando? Características, preços e opções de pagamento e entrega, frequência e habilidades de uso.
* Porque está comprando? O que o cliente procura, o que considera importante, sua motivação, sua percepção das coisas e como faz suas escolhas.
Um Plano de Marketing é um documento que detalha as ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de marketing, adaptando-se a mudanças e identificando tendências. Esta ferramenta pode cobrir entre um e cinco anos de uma empresa ou negócio, sendo...
tracking img