Estudo de caso: fazenda nova

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS / BACHARELADO















ESTUDO DE CASO: FAZENDA NOVA












Espinosa
2011











ESTUDO DE CASO: FAZENDA NOVA










Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas/Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Teorias daadministração I, Comunicação e Linguiagem, Sociologia e Filosofia. Professores: Adriana Rampazo, Marcelo Silveira, Wilson Sanches, Marcia Bastos.















Espinosa
2011
PRODUÇÃO DE TEXO:
Estudo de caso: Gestão Integrada de Destinos Turísticos. O caso exploração turísticas em Fazenda Nova – Pernambuco: da Instancia Hidromineral e Nova Jerusalém.

O presente trabalhoapresentar a proposta de estudo de caso da Fazenda Nova em Pernambuco. O intuito deste é aprofundar os conhecimentos adquiridos com as disciplinas do primeiro semestre do curso de graduação de administração.
Historicamente conforme o texto a Fazenda Nova teve seu tempo de pleno turismo, onde tudo era novo e em amplo desenvolvimento, mas a falta de planejamentos em diversas áreas houve o declínio. Esteestudo tem o intuito de analisar e conhecer a falta de planejamento que resultou em grandes problemas para a Vila Fazenda Nova. O principal objetivo deste estudo é criar um planejamento turístico para a vila em questão.
A primeira etapa está relacionada ao tipo de plano que tentará solucionar o problema enfrentado na Fazenda Nova. Sendo assim será apresentado um plano estratégico. O turismo vemsendo abordado pelos profissionais e interessado na área, com maior dedicação e planejamento nestas últimas décadas, desencadeando uma maior participação e consciência das pessoas relacionadas à atividade.
Diante disso percebe-se que o Planejamento Turístico consiste em organizar o receptivo turístico, unindo as partes interessadas e direcionando o produto local ao consumidor específico. A sinergiaentre as áreas de interesse é imprescindível e vital para o sucesso do planejamento estratégico. Todas as áreas devem agir de maneira única e conjunta para atender o cliente da melhor forma possível, gerando lucro.
O plano estratégico tem como objetivo produzir um material que efetivamente refletisse a realidade turística da Fazenda Nova, diante das opiniões da comunidade local, buscandosocializar informações para facilitar a tomada de decisões, tanto da iniciativa pública como da iniciativa privada. Pois antes de resolver um problema é necessário identificar as características que o envolvem e a importância das mesmas. No entender de Bigné:

O desenvolvimento e a implementação dos objetivos estratégicos que buscam satisfazer os desejos dos turistas e as necessidades da comunidadelocal, dependem da boa relação entre os atores envolvidos nos processos turísticos (Bigné, Font y Andreu, 507:2000).

Vale lembrar que é fundamental ser claro que o planejamento estratégico deve ser considerado como o início de um processo de mudanças. E por que mudanças são necessárias, tendo em vista que a estratégia está de forma indireta ligada ao plano tático e operacional.
A importância dese ter bem clara a visão, do que a região quer para o seu futuro e do que é preciso fazer para construir o futuro que se quer, tendo sempre presente as necessidades atuais; pois seria uma inconseqüência não pensar desta forma, mas principalmente, trabalhando estratégias para chegar onde se almeja.
Para Ruschmann (2001) a área de Planejamento estratégico do turismo deve ser priorizada algumasações como: a capacidade de carga turística em determinadas destinações ou recursos, que vem a ser o número máximo de visitantes ( por dia / mês / ano) que uma área pode suportar, antes que ocorram alterações no meio físico e social; a determinação de padrões e normas para este recurso como de proteção ambiental, de ética, de proteção ao turista, de integração social e outras que se acharem...
tracking img