Estudo de caso: fantástica, a fábrica de chocolates.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fantástica é uma empresa de alimentos: leite, chocolates, achocolataos, biscoitos e iogurte são seus principais produtos. A área de marketing da empresa descobriu que os clientes (atacadistas evarejistas: cadeias de supermercados e lojas de departamentos) estavam muito insatisfeitos com o fornecimento de produtos. Muitas vezes, os pedidos chegavam aos clientes incompletos e com atraso, porquenão havia disponibilidade de todos os produtos. Além disso, muitos produtos chegavam danificados, por descuido no transporte e no trabalho de carga e descarga dos caminhões.
Atender ao cliente é umprocesso que exige complexo arranjo logístico. A Fantástica deve ser capaz, por exemplo, de receber um pedido grande, com inúmeros itens, e entrega-lo, completo e sem danos, dentro de 24 horas, emSalvador, Campinas ou Porto Alegre. Porém, a empresa tinha adotado a prática de entregar o que houvesse no estoque. Assim, os pedidos grandes, cujos itens não estivessem disponíveis nos depósitos, eramfreqüentemente entregues incompletos. O restante ficava pendente, esperando que os itens fossem produzidos e colocados nos depósitos para então ser entregues. Tudo isso aumentava o trabalho e os custos,para a empresa e seus clientes.
O pessoal de logística, responsável pelo atendimento dos pedidos, queria resolver esse problema com previsões mais precisas de vendas. Disse o gerente de logística para ogerente de marketing:
- Vocês devem informar as vendas por item. Quantos iogurtes, barras de chocolate e pacotes de biscoito de cada tipo, para o mês que vem. Não adianta vocês dizerem o total dasvendas.
Respondeu o gerente de marketing:
- previsão detalhada assim é impossível. Há muitas variáveis que interferem. Clima, saúde financeira dos clientes, economia local... tudo afeta as vendas.Por exemplo, basta chover no sul que a renda local melhora e as vendas aumentam. Não há um padrão estável. O país é muito grande, cada local é um local.
- E se a quantidade de itens fosse...
tracking img