Estudo de caso - faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


A Faculdade Serra do Carmo é uma instituição de ensino superior localizada na Quadra 103 norte, rua de pedestre NO-03, número 26, Palmas, Tocantins. É uma empresa que tem como missão “produzir, sistematizar e articular os saberes filosófico, científico, social, político, cultural e técnico, ampliando e aprofundando as categorias do ser humano para o exercício profissional,incentivando a reflexão crítica e a solidariedade para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e com maior qualidade de vida”.
A instituição é dirigida pelo administrador, diretor geral e professor Michel de Melo Cardoso que a guia a mais de um ano e seis meses.
Para o presente trabalho foram realizadas entrevistas com roteiro previamente elaborado no intuito delevantar dados para estudar a empresa, diagnosticando futuramente problemas a serem sanados.
Para LAKATOS E MARCONI, entrevista é “um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional”.
Este relatório foi projetado em sala de aula sendo que os dados do mesmo devem permanecer sigilosospara preservar as bases competitivas da empresa.




2 HISTORICO DA EMPRESA

A Faculdade Serra do Carmo, uma das unidades de negócios do Grupo ETASA, credenciada pela portaria Nº. 3.168 de 5 de outubro de 2004, foi fundada no dia 16 de novembro de 2005. Na época de sua fundação a empresa estava autorizada a trabalhar dois cursos: Bacharelado em Administração e Bacharelado emCiências Contábeis. Inicialmente as tentativas para formar turmas e iniciar as aulas não deram resultado o que acabou por adiar o inicio de suas atividades docentes.
No ano de 2007 a Faculdade Serra do Carmo obteve autorização para trabalhar o curso de Bacharelado em Direito e somente no primeiro semestre deste ano (2007/1), inicio suas atividades com a formação de duas turmas do curso deBacharelado em Direito e uma turma em Bacharelado em Administração, todas no período noturno. Não houve turmas formadas para o curso de Bacharel em Ciências Contábeis no ano de 2007, mas no segundo período deste ano (2007/2) conseguiu formar mais duas turmas uma de Bacharelado em Direito no turno matutino e alguns alunos formaram a turma do segundo período do curso de Bacharelado em Administração noturno noturno.
No primeiro semestre do segundo ano de funcionamento dos cursos (2008/1), houve uma mudança na diretoria da Sociedade de Ensino Serra do Carmo e da Faculdade Serra do Carmo, onde o Professor Eugênio de Britto Jardim assumiu a diretoria da Mantenedora, e o Professor Michel de Melo Cardoso a direção geral da Faculdade Serra do Carmo. Neste ano também formou-se mais duas turmasdo curso de Bacharelado em Direito no turno noturno, uma turma de Bacharelado em Direito no turno matutino e mais uma turma do curso de Bacharelado em Administração no turno noturno. No segundo semestre do ano de 2008 (2008/2) iniciou-se as atividades no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis.
A Faculdade Serra do Carmo pretende nos próximos anos passar a ofertar novos cursos que aindanão estão definidos formalmente, além de iniciar também cursos de pós-graduação dos cursos que estão em funcionamento.




3 PERFIL DA EMPRESA


A Faculdade Serra do Carmo é uma instituição que visa sempre o melhor para seu cliente primário, o acadêmico. Mesmo não possuindo um sistema de qualidade “clássico”, para permanecer com os cursos e funcionamento necessita seguir todas asexigências do MEC (Ministério da Educação).
A instituição também esta preocupada com o meio sócio-ambiente logo desenvolve projetos internos com a colaboração de todos os funcionários para o não desperdício de materiais o reaproveitamento de folhas para rascunhos e economia de energia elétrica. A instituição, também realiza durante o vestibular, campanhas para a arrecadação de...
tracking img