Estudo de caso"entendendo a criatividade"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Processo Decisório e Criatividade Unidade: II
Professor: RUY DAVI DE GÓIS
Atividade: ESTUDO DE CASO “ENTENDENDO A CRIATIVIDADE”
Data limite de postagem: 08MAI11
Postagem em anexo Sim ( ) Não ( x )
Objetivo da Atividade: Entender a anatomia oculta do processo de criação e oferecer exemplos notáveis de personagens da história mundial, cuja aplicação da criatividade provocoumudanças significativas para a humanidade.
Procedimento para Execução: Após a leitura do texto, o grupo deverá retirar 05 exemplos notáveis de personalidades da história mundial, cuja ação provocou uma mudança altamente significativa num determinado contexto (como visto, no texto, o caso de Luther King, Chuck Jones e Albert Einstein). Justifique sua escolha de cada caso escolhido, explicando a açãorealizada pela “personalidade” de acordo com as quatro fases da criatividade do texto desta atividade: preparação, incubação, inspiração e verificação.
(atividade em grupo)
Critérios de Correção: Na elaboração de cada um dos cinco exemplos solicitados, o grupo deverá escrever um pequeno texto, mínimo de 03 linhas para cada fase, justificando sua escolha, para poder ficar em condições de obter a notamáxima na atividade. Vide exemplo no final do texto desta atividade.
Fontes: Texto disponibilizado “Entendendo a criatividade” e conteúdo da unidade II.
Atenção: Não se esqueça de citar as fontes que usar em seu trabalho. Caso seja verificado desrespeito aos direitos de autoria, inclusive em fórum, a atividade receberá nota Zero, sem possibilidade de refazer o trabalho.
ENTENDENDO ACRIATIVIDADE
Ruy Davi de Góis
1. Criatividade: noções introdutórias
A criatividade é uma das ferramentas mais importantes de que o homem dispõe, quando se encontra no exercício da inovação, quer ela vise a mudanças coletivas ou individuais, gerando uma simples alteração na qualidade de vida das pessoas ou uma mudança notável na história da humanidade. Assim, foram os casos de Martin Luther King Júnior(vide famoso sermão “eu tenho um sonho”), cuja visão e tática social não violenta mudaram os EUA; Chuck Jones, desenhista do desenho animado do Pernalonga, Coyote e Patolino, para quem temer o “dragão” da ansiedade é o estopim da criatividade e Albert Einstein com a teoria da relatividade. Individualmente, você pode melhorar a qualidade de vida, aproveitando melhor o seu tempo, reservando momentospara criar. Neste artigo, abordar-se-á este tema sob três perspectivas: individual, social e empresarial. Eis, inicialmente, algumas definições importantes dentre desses enfoques.
“A criatividade necessita não apenas de iluminação e inspiração, ela necessita também de muito trabalho, treino prolongado, atitude criativa, padrões perfeccionistas.” (Maslow, 1968)
“Criatividade é o processo detornar-se sensível a problemas, deficiências, lacunas no conhecimento, desarmonia; identificar a dificuldade; buscar soluções, formulando hipóteses a respeito das deficiências; testar e testar de novo estas hipóteses e, finalmente, comunicar os resultados.” (Torrance, 1965)
“Criatividade é o processo que resulta em um produto novo; é aceito como útil e/ou satisfatório por um número significativo depessoas em algum ponto no tempo”. (Stein, 1974)
“Criatividade é a geração de ideias, processos, produtos e/ou serviços novos – para aquele indivíduo/grupo ou naquele contexto – que produzam alguma contribuição valiosa para a organização e/ou para o bem-estar das pessoas as quais trabalham naquele contexto e que possuam elementos essenciais à sua implementação.” (Parkhurst,1999)
“Criatividade éhabilidade ou qualidade exibida quando se solucionam problemas até então não solucionados, quando se desenvolvem novas soluções para outros problemas diferentemente dos já solucionados, ou quando se desenvolvem produtos novos e originais (pelo menos para o originador).” (Bruno – Faria, 2003)
“1. Qualidade ou característica de quem ou do que é criativo; 2. Inventividade, inteligência e talento,...
tracking img