Estudo de caso empresa natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DE CASO - EMPRESA NATURA
A EMPRESA:
De origem nacional, a empresa NATURA nasceu em 1969 na cidade de São Paulo, de uma paixão que alguns países da América Latina e França possuem pela fragrância. No mercado Brasileiro, a empresa é a líder nos cosméticos, higiene pessoal e fragrâncias, inclusive no que se refere a venda direta ao consumidor. Em 2004 a empresa abriu seu capital para ainclusão de investidores (acionistas) no mercado de capitais (Bolsa de Valores), com um alto nível de governança corporativa empresarial.
Com base na sustentabilidade, a empresa valorou a sociedade num sentido geral, gerando resultados integrados a população de uma forma econômica e socioambiental. Ainda pensando na sustentabilidade, a empresa deu muito valor a qualidade de suas ações, abrindocanais de total transparência e comunicabilidade com a população.
Para o desenvolvimento de seus produtos, investiram em profissionais da mais alta qualidade no segmento, buscando também redes sociais capazes de integrar conhecimento científico e sabedoria das comunidades tradicionais, promovendo ao mesmo tempo o uso sustentável da rica biodiversidade botânica brasileira, resultando cosméticos dealta qualidade, proporcionando aos seus consumidores prazer e bem-estar.
Seus colaboradores, ou seja, seus consultores, possuem diretamente com os consumidores um canal onde os mesmos podem sentir o retorno da qualidade dos produtos e o grau de contentamento e satisfação.
Com isso a empresa estimula seus consultores a participar mais intensamente do processo, tornando-os agentes de transformação edivulgadores para a construção de uma sociedade mais próspera, solidária e justa.
Fonte:HTTP://scf.natura.net/sobreANatura/
AÇÕES ESCOLHIDAS:
A trajetória da Natura é permeada pelo compromisso de estabelecer, manter e valorizar relações pautadas pela ética, transparência e diálogo aberto e permanente com todos os públicos de interesse, desde colaboradores, consultores, fornecedores, acionistase comunidades do entorno até o consumidor final. Seja no Brasil ou em nossas operações internacionais, buscamos estreitar vínculos e, para isso, nos preocupamos em reforçar constantemente a qualidade das relações que construímos.
HTTP://www2.natura.net/web/br/relatorios_anuais/src/desempenho_social.asp
Em 2008, demos continuidade ao processo de gestão da qualidade das relações, com o início deum modelo sistemático de engajamento de stakeholders, que consiste na ampliação das fronteiras da organização a partir do diálogo e da colaboração com nossos diversos públicos.
Com o intuito de nos aproximarmos cada vez mais de todos os nossos públicos de interesse, e para dar mais legitimidade a esses relacionamentos, criamos, em 2008, o Comitê Executivo para a Gestão da Qualidade das Relações.O foco principal do trabalho do Comitê, no primeiro ano, foi a construção de diretrizes de relacionamento com os diversos públicos. O Comitê também definiu que o processo de elaboração e atualização dos Princípios de Relacionamento, bem como a divulgação do seu conteúdo, passa a ser de responsabilidade dos gestores dos públicos e a integrar o processo de gestão da qualidade das relações.Segue alguns detalhes das ações implantadas:
- Os colaboradores têm a oportunidade de dialogar de uma forma livre, por intermédio de um canal ligado a alta gestão da empresa. Fora este canal, os colaboradores também contam com eventos periódicos com líderes da empresa, não só para conhecê-los, mas também receberem informações e direção as estratégias elaboradas. Tem também nestes eventos apossibilidade de dar sugestões e criticas para que busquem cada vez mais o atendimento as necessidades dos clientes.
- Pesquisa de satisfação realizada uma vez por ano.
- Canal de comunicação via e-mail/intranet da empresa para livre expressão de dúvidas, elogios, reclamações, críticas e sugestões.
- Representantes de clima: colaboradores eleitos pelos próprios colegas para representarem a equipe.
-...
tracking img