Estudo de caso empresa 3m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1945 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA:
Jogos de empresas

TITULO:
Estudo de caso empresa 3M

OBJETIVO:
Este estudo de caso objetiva demonstrar, de forma pragmática e clara, as práticas de gerenciamento do processo inovador da 3M.

JUSTIFICATIVA:
A empresa fomenta a criação e a implementação de uma cultura interna inovadora que dissemina o processo criativo de geração de idéias e também de transformação doconhecimento em iniciativas e oportunidades.

INTRODUÇÃO:

Minnesota Mining and Manufacturing Company. (3M), é uma empresa global posicionada nos setores industriais (abrangendo desde os segmentos aeroespacial, agronegócio, mineração, alimentos, couro, bebidas até o de soluções para soldagem), de consumo (brindes, casa e família) e de serviços (desde bibliotecas, telecomunicações, energia elétrica,odontologia e veterinária) e que adota a estratégia de competição focada na diversificação e no lançamento permanente de novos produtos.

DESENVOLVIMENTO:
Atualmente em se falar de inovação certamente virá a cabeça de muitas pessoas a empresa 3M.

A 3M foi fundada em 1902 em Minnesota, região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos por cinco empreendedores que se uniram para explorar minérios,um negócio promissor para abastecer a incipiente indústria americana no início do século XX. Mas o minério explorado se mostrou de pouco valor e a 3M transferiu-se para a cidade de Duluth em 1905, mudando seu foco inicial para concentrar suas atividades na fabricação de abrasivos.
Após várias transformações inclusive de nome em Em 1937, a 3M investe na montagem do Laboratório Central de Pesquisa.Três anos depois, um departamento de Novos Produtos é organizado para conceber novas idéias enquanto várias outras estruturas voltadas para o desenvolvimento de produtos são criadas. O impacto dessa estratégia se reflete numa lista de desenvolvimento de novos produtos: materiais refletivos para sinalização de trânsito; a fita magnética, mídia usada para a gravação de sons; fitas antiderrapantes; afita isolante; a tecnologia para dupicação e cópia de documentos "Thermo-Fax", a fita filamentosa para empacotamento pesado; resinas sintéticas; protetor de tecidos; fitas magnéticas de vídeo; esponjas para limpeza; a primeira fita hipoalergência micropore, entre outros.
Em 1960, é criado o microfilme Dry-silver, junto com produtos para uso relacionado à fotografia. A partir deste ano, tambémocorreu à fabricação de papéis sem a presença do carbono, utilidades de projeção aérea, e produtos para uso médico, como o fio dental.
Nos anos 1970 e 80, é expandida a área de produtos de controle energético, para farmácia e de radiologia. Nos anos 1980, é criado o bloco de recados adesivo Post-it. Nos anos 1990, o faturamento da 3M atingiu globalmente US$ 15 bilhões. Novos produtos sãofabricados, entre eles, modificadores farmacêuticos, filmes ópticos para realçar a imagem de displays eletrônicos (telas de LCD)e circuitos flexíveis para dispositivos eletrônicos.
A 3M é frequentemente citada como uma das empresas mais inovadoras do mundo e uma incrível curiosidade sobre a empresa é que 25% da população mundial usa pelo menos um produto da empresa por dia.
Ao ler-mos sobre tudo issocertamente nos vem à mente: “ Qual é o segredo de sucesso da 3M?”
Podemos pensar em diversas respostas para responder essa pergunta, mas vamos focar no principal “ A INOVAÇÂO”.
Para tamanho sucesso podemos pensar que em quais seriam os mecanismos de captação de informações do ambiente operacional e interno?
Poderíamos falar em inúmeras respostas para essa pergunta, tendo em vista que a 3M seutiliza de uma série de mecanismos, mas certamente o mais importante de todas é a questão das pesquisas. Isso mesmo pesquisas constatntes para se entender o que os consumidores de diversos segmentos gostariam de ter para solucionar determinados problemas ou simplesmente simplificar a execução de tarefas.
Atualmente uma das grandes estratégias da empresa é um concurso chamado : “DESAFIO CRIATIVO”...
tracking img