ESTUDO DE CASO – EMPREENDEDORISMO CASO DE SUCESSO

307 palavras 2 páginas
1- O que levou Jair a empreender?
Queria levantar um capital e um dia retornar e vencer em Januário. Assim que percebeu que poderia deixar de ser empregado para virar patrão, resolveu investir.

2- Quais foram os passos percorridos para abrir seu negócio?
Começou a acompanhar seu pai nos negócios e trabalhando na roça. Logo depois foi para São Paulo e começou a trabalhar em uma empresa de prestação de serviços de vistoria em veículos. Depois de 3 meses de trabalho, abriu sua própria empresa Porto e Porto Vistorias. Jair ainda conseguiu uma parceria com uma rede de manutenção de veículos. Anos depois foi nomeado gerente de uma loja da rede de serviços em veículos. Logo passou a gerenciar 2 lojas da mesma rede de serviços.
Alguns anos depois, Jair decide abandonar sua vida em São Paulo e voltar a Januária para ficar mais perto da família. Aproveitou uma oportunidade e abriu um negócio. Ele abriu uma Lanchonete Ambulante. Hoje ele possui mais de 9 funcionários e pretende ampliar ainda mais seu negócio no ramo de lanchonete ambulantes.

3- Quais características marcantes Jair apresenta?
Visão sistêmica, capacidade de correr riscos e iniciativa.

4- Você considera que ele fez uma boa opção voltando para sua terra natal? Por quê?
Sim. Ele queria ficar mais perto da família. Pode ser que isso tenha dado força suficiente para ele ter coragem de abrir seu negócio do nada.

5- No lugar de Jair, o que você faria diferente?
Provavelmente manteria meus negócios em São Paulo até ter dinheiro suficiente para abrir meu negócio em Januária. Assim, não precisaria abrir mão do carro e poderia abrir meu negócio do mesmo jeito. Demoraria um pouco mais, mas valeria a pena.

6- A que você atribui o sucesso obtido por Jair?
À sua iniciativa, coragem, força de vontade e também um pouco de sorte.

Relacionados