Estudo de caso embraer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRATÉGIAS DE SUCESSO DA EMBRAER

13 de novembro de 2011

RESUMO

O objetivo deste estudo é analisar e avaliar as estratégias da Embraer, procurando ilustrar os resultados, as mudanças de estratégia, o contexto da empresa em relação ao mundo e o setor em que ela atua. Os dados foram retirados da página oficial da Embraer e de outras fontes da internet. Existe uma particularidade nestaempresa, pois ela era uma empresa estatal e se tornou uma empresa privada e a participação do estado ainda é efetiva, pois, detém a maior parte das ações da empresa, além de ser um dos clientes da mesma.

Palavras-chave: Indústria aeronáutica; Embraer; Estratégia


1. INTRODUÇÃO

Para uma empresa poder competir em um mercado global é importante ter uma estratégia empresarial bem planejada eestruturada para direcionar as ações da empresa e com base nos resultados alcançados tomar outras ações, ou até mudar de estratégia.
Este trabalho foi baseado na maior empresa brasileira de aeronaves, a EMBRAER, focando nas suas estratégias empresariais. O estudo foi dividido em três seções, a primeira parte destaca a parte histórica da aviação mundial e a história da EMBRAER, na segundaparte são apresentadas as análises das estratégias utilizadas pela empresa e na terceira é ilustrada uma análise ambiental.





2. HISTÓRIA DA AVIAÇÃO

O ser humano sempre desejou voar desde muitos séculos atrás. Leonardo da Vinci imaginou e desenhou máquinas voadoras que inspiraram os homens a atingir este sonho. Inicialmente com balões, depois os balões dirigíveis até chegar aosaviões com os irmãos Wright e Santos Dumont.

Retirado do site Wikipedia:

“Aeronaves começaram a transportar passageiros e cargas quando os projetos aumentaram e ficaram mais confiáveis. Em contraste com pequenos balões, gigantes aeronaves fizeram transporte de passageiros e cargas percorrendo grandes distâncias. O melhor exemplo de aeronaves deste tipo foram fabricados pelacompanhia alemã de Zeppelins. O mais bem sucedido Zeppelin foi o Graf Zeppelin. Voou sobre um milhão de milhas (1.600.000 km, aproximadamente) incluindo um vôo de volta ao mundo em agosto de 1929. Todavia, o domínio dos Zeppelins sobre os aviões neste período, que teve uma faixa de poucas centenas de milhas, foi diminuindo, uma vez que o "design" dos aviões eram mais avançados. O dirigível Norge,foi a primeira aeronave a sobrevoar o pólo norte em 12 de maio de 1926. A "Idade do Ouro" dos dirigíveis acabou em 1937, quando o Hindenburg pegou fogo matando 36 pessoas.

Um grande progresso foi feito no campo da aviação nos anos 20 e 30, como o vôo transatlântico de Charles Lindbergh, em 1927, e o vôo transpacífico de Charles Kingsford Smith no ano seguinte (1928). Um dosmais bem sucedidos projetos daquele tempo foi o Douglas DC-3 que veio a ser a primeira aeronave de uso de uma companhia aérea, que foi rentável para o transporte de passageiros, começando assim, a era moderna de aeronaves de transporte de passageiros. Com o início da 2ª Guerra Mundial, muitas cidades construíram aeroportos, e houve muitos pilotos profissionais disponíveis. A guerra trouxe inúmerasinovações para a aviação, incluindo o primeiro jato e foguetes movidos a combustível líquido.

Depois da 2ª Guerra, especialmente na América do Norte, houve um boom na aviação geral, tal como milhares de pilotos que foram desligados do serviço militar e aeronaves mais baratas estavam disponíveis. Fabricantes como Cessna, Piper Aircraft e Beechcraft expandiram a produção parafornecer aeronaves pequenas para um novo mercado.

A partir dos anos 1950, o desenvolvimento de jatos civis cresceu, começando com o de Havilland Comet, embora o primeiro jato de grande uso para transporte de passageiros foi o Boeing 707, porque era muito mais econômico do que os outros aviões da época. Na mesma época, surgiu um novo tipo de propulsão para aeronaves menores,...
tracking img