Estudo de caso em um frigorifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4049 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTOS CONJUNTOS, FERRAMENTA DECISIVA NO PROCESSO PRODUTIVO DA AGROINDÚSTRIA DE SUÍNOS



Jucios Ranieli Reblin¹

Valdecir Knuth²



Resumo




No presente artigo são apresentados, por meio de uma pesquisa bibliográfica, alguns aspectos relacionados às características das agroindústrias e de suas produções conjuntas. Como o surgimento das agroindústrias trouxe a algumas regiõesbrasileiras uma grande ascensão neste segmento da economia, no Brasil, grandes corporações se formaram, fazendo com que os mercados internacionais se abrissem para a comercialização da carne suína, bovina e de aves provenientes do Brasil e tornando o país referência mundial na criação, processamento e comercialização de produtos de origem animal. No aspecto contábil, este tipo de indústria depara-secom um problema ou dificuldade, que é como determinar o custo unitário dos seus produtos, já que de uma mesma matéria prima inicial, que é o animal vivo, surgem vários produtos diferentes, com rendimentos e preços de mercado diferenciados. Assim este trabalho objetiva apresentar os principais métodos de alocação dos custos conjuntos, bem como demonstrar o funcionamento do processo produtivo edistribuição dos custos conjuntos em uma agroindústria.



Palavras-Chave: Custos Conjuntos. Ferramenta. Agroindústria. Métodos de alocação de custos.



1 INTRODUÇÃO



Em algumas atividades produtivas, é comum que dois ou mais produtos sejam gerados a partir de um mesmo processo. Os custos envolvidos neste processo são chamados de custos conjuntos, e recebem essa denominação em razãoda dificuldade em atribuir-se os referidos custos aos diversos produtos gerados.
A atribuição dos custos conjuntos pode ser feita considerando-se alguns métodos baseados em rateios para alocação desses custos de uma forma mais justa possível.
A existência da produção conjunta pode ser observada mais facilmente no setor agroindustrial. Os custos incorridos na produção dos animais ouplantas nem sempre podem ser atribuídos de forma simples aos produtos gerados a partir desta produção. A suinocultura, popularmente conhecida como criação de suínos, é uma das atividades industriais que geram grande número de produtos por meio de um mesmo processo conjunto. Do suíno, podem ser utilizados desde a carne, ou melhor, carcaça, até as vísceras. Porém, os custos incorridos desde as etapasiniciais de produção não podem ser facilmente imputados aos respectivos produtos gerados, já que esses possuem características diferentes uns dos outros.
Para aprofundar o estudo, como metodologia empregada neste trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que focalizou os conceitos de custos conjuntos e sua aplicação na agroindústria. Para tanto é necessário como questão centraldeste artigo analisar o seguinte: Como atribuir os custos conjuntos aos diversos produtos gerados no processo da agroindústria de suínos e como utilizar os custos conjuntos como ferramenta de tomada de decisão para o negócio.
Além dessa introdução, o artigo esta organizado em mais dois tópicos. No tópico 2 foram abordados os conceitos básicos, bem como os objetivos, benefícios, vantagens edesvantagens dos métodos de atribuição de custos conjuntos. Já no terceiro tópico foram apresentadas as características da agroindústria de suínos e das análises gerencias nas mesmas. E em seguida foram feitas as considerações finais e as referências utilizadas para a elaboração deste artigo.



2 CONCEITOS BÁSICOS



2.1 A EMPRESA AGROINDÚSTRIAL


Por empresa agroindustrial entende-se,conforme Marion et Al.(1996, p.136), “a unidade produtiva que transforma o produto agropecuário natural ou manufaturado para sua utilização intermediária ou final”. A Agroindústria denominada pela escola americana de agribusinness, segundo Davis e Goldberg (1957, p.13) consiste da “soma de operações de produção e distribuição de suprimentos agrícolas das operações de produção nas unidades...
tracking img