ESTUDO DE CASO: Eletrônica Senun

853 palavras 4 páginas
ESTUDO DE CASO: Eletrônica Senun

Qual problema a Eletrônica Senun esta tentando resolver?
R: A eletrônica Senun, fundada em 1994, pioneira no Brasil no projeto e fabricação de sensores de presença, enfrentou um problema após a crise energética. Antes deste período seu concorrente direto era a empresa A, que fabricava o mesmo produto, porem com tecnologia diferenciada, dando a possibilidade na época de atender em sua grande maioria, edifícios modernos e, pessoas apreciadoras de novidades.
Após a crise, sua concorrência, passou de uma empresa para vinte empresas fabricando o mesmo produto. Tudo por conta da meta mensal de consumo e lacunas abertas para novos entrantes, pois não havia nenhuma estratégia de marketing e propaganda, os sensores eram fáceis de copiar e aprender sobre a tecnologia implantada, e para iniciar no ramo não era necessários grandes investimentos, alem disso a demanda cresceu em 300 por cento e, a Senun e o concorrente A, não tinham estrutura, pessoal treinado e material suficiente para atender esta demanda, com isto abriu a porta para estes empreendedores oportunistas atuarem.
Como se tratava de um produto novo, nem todas estas empresas se tornaram solidas, com baixa qualidade e nenhuma diferenciação em pós-venda, foram saindo do mercado uma a uma. O mercado ficou restrito a cinco sobreviventes: eletrônica Senun, concorrente A, concorrente B, concorrente C e concorrente D. Todas as empresas divulgavam para seus consumidores as informações que o produto continha.
Exemplos:

Ângulo de abrangência. (divulgado e real)
SENUN CONCORRENTE A CONCORRENTE B CONCORRENTE C CONCORRENTE D
Divulgado: 120 Divulgado: 120 Divulgado: 180 Divulgado: 180 Divulgado: 120
Real: 120 Real: 120 Real: 120 Real: 120 Real: 120

Distancia máxima de detecção. (divulgada e real)
SENUN CONCORRENTE A CONCORRENTE B CONCORRENTE C CONCORRENTE D
Divulgado: 6 Divulgado: 5 Divulgado: 15 Divulgado: 15 Divulgado: 12
Real: 6,4 Real: 4,9 Real: 5,1 Real: 5,1 Real: 4

Relacionados