Estudo de caso elaborado (contabilidade)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação da Teoria das Restrições em uma empresa Indústria Metalúrgica

Esse estudo apresenta tempos e gargalo de processos e uma proposta implantada na teoria das restrições. Essa empresa optou-se pela teoria por considerar uma visão sistêmica e pela potencia de ganhos em flexibilidade e redução de custo.
Com o crescimento no mercado á uma grande exigência nos processos principalmentegerenciar as perdas de processos, ganhos de produtividade e eficiências, o que se define um aspecto de competividade, tendo exigências nos prazos de entrega, produção das organizações, reduzindo no tempo de resposta de projetos.
A empresa escolhida para o estudo de caso é do setor metalúrgico, situada no norte do estado de Santa Catarina. É dividida em 5 divisões de negócios que atuam em diversossegmentos, sendo a Divisão de Tubos Especiais o objeto desse estudo. Essa Divisão desenvolve uma completa linha de tubos de aço com costura, destacando-se como um dos principais fabricantes do país, capacitada a atender mercados onde a tecnologia e a garantia de desempenho são aspectos determinantes na escolha do fornecedor. Nas divisões a uma importante exigências no sistema de produção avaliada peloISO TS 16949:2002, tendo o controle de qualidade quanto no controle da área comercial e da produção.
Caso este produto seja novo, ele é encaminhado ao setor de engenharia que avalia as condições técnicas do produto, afirmando a capacidade de produção ou não. Esta informação é repassada ao setor comercial, que trabalhando junto à área de custos, determinam o custo de produção devido ao processo doproduto e posteriormente encaminham para o cliente o preço de venda deste produto. Uma vez confirmada esta etapa, as quantidades dos pedidos ficam armazenadas no sistema, gerando ao PCP (Controle e Planejamento da Produção) a necessidade de programar a produção deste produto, planejando conforme a data de entrega que também é lançada junto à quantidade de peças pela área comercial. Caso não hajamatéria-prima, o próprio PCP, solicita a compra da matéria-prima necessária.
O processo escolhido para a análise de tempos neste estudo de caso foi o de trefilação de tubos, que consiste basicamente em calibrar os tubos em medidas mais precisas que as obtidas apenas pelo processo de conformação de tubos especiais.
Os dados foram obtidos a partir de uma coleta de tempos realizada aleatoriamentedurante uma semana de trabalho, onde foi possível analisar cerca de quatro produtos que possuem o mesmo fluxo de processo, que é a seqüência padrão da maioria dos produtos. Os dados são representativos de tubos de diferentes características e quantidade de lotes, para evitar qualquer tendência.
Para identificarmos os gargalos é necessário conhecermos a demanda. Estudando os dados referentes apedidos de produtos trefilados, encontramos um valor médio que gira emtorno de 20.000 peças por mês. Considerando este valor e também a capacidade de produção acumulada de cada processo durante um mês. O único processo que trabalha vinte e quatro horas por dia, durante os trinta dias do mês, é o tratamento térmico, que por motivos operacionais não pode ser desligado, sendo importante não desperdiçarenergia. Os demais processos trabalham em dois turnos, chegandoa um total líquido de 16 horas diárias, durante aproximadamente 25 dias por mês.
A criação do primeiro pulmão, pela lógica, torna-se fácil, devido ao processo anterior
a ele possuir capacidade ociosa. Porém para a criação do segundo pulmão, é necessário que o processo de tratamento térmico produza peças suficientes para que o segundotratamento químico possa criar o pulmão necessário para o processo subseqüente. Desta forma pode-se trabalhar em cima do processo de tratamento térmico tentando otimizá-lo. Algumas medidas potenciais para aumentar o aproveitamento dos gargalos podem ser: a diminuição dos tempos de set-up, adoção de controle de qualidade antes da restrição para não trabalhar em peças defeituosas e a redução do...
tracking img