ESTUDO DE CASO DO ARRNAJO FÍSICO DE UM RESTAURANTE

1925 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – UTFPR campus MEDIANEIRA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROJETO DE FÁBRICA E ARRANJO FÍSICO

ESTUDO DE CASO DO ARRNAJO FÍSICO DE UM RESTAURANTE

Analú Dondé
Caiã A. Z. Konai
Ingra V. Farias
João Paulo N. Luvizotto

Medianeira, 2014
RESUMO
Este artigo tem por objetivo promover uma melhoria em uma cozinha de um restaurante através da análise da disposição dos recursos do meio e do fluxo de movimentação para que seja proposto um modelo compatível com as restrições da área e da atividade exercida.
Palavras-chaves: layout,

1. INTRODUÇÃO
Os cenários cada vez mais competitivos vividos pelas organizações exigem que estas adotem estratégias que possibilitem um posicionamento no mercado com diferencial que muitas vezes significa oferecer um preço de acordo com o serviço ou produto oferecido com a qualidade esperada pelo que está sendo proposto. Para isto se faz necessário buscar medidas que visem a redução de custos e a produtividade, entre os diversos fatores que podem influenciar uma linha de produção está o arranjo físico, ou também conhecido como layout, o arranjo físico é o responsável pela disposição dos recursos para a transformação do produto, bem como o bom andamento do fluxo o que garante otimização da produtividade.
A boa disposição dos recursos deve minimizar custos de manuseio e movimentação facilitando a comunicação entre os postos de trabalho, ou seja, priorizar atividades que agregam valores e tentar eliminar aquelas que são onerosas. Neste caso, onde se busca promover a melhoria do arranjo físico em um restaurante que está passando por uma ampliação, o estudo do layout é essencial a fim de diminuir a ociosidade e favorecer o bom andamento das atividades da cozinha do restaurante que deve passar a atender um maior número de clientes.
Através do estudo do processo do tipo de arranjo utilizado pela cozinha do restaurante, busca-se verificar se o modelo proposto está de acordo

Relacionados