Estudo de caso - disaster recovery plan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA EMERSON SILVA RIBEIRO

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS DISASTER RECOVERY PLAN

Palhoça 2011

EMERSON SILVA RIBEIRO

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS DISASTER RECOVERY PLAN

Relatório apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à aprovação nadisciplina de Estudo de Caso. .

Orientador: Prof. Horacio Dutra Mello

Palhoça 2011

EMERSON SILVA RIBEIRO

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS DISASTER RECOVERY PLAN

Este trabalho de pesquisa na modalidade de Estudo de Caso foi julgado adequado à obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação e aprovada em sua forma final pelo Curso Superior de Tecnologia da Informação daUniversidade do Sul de Santa Catarina.

Palhoça, 3 de Novembro de 2011.

Prof. e orientador Horacio Dutra Mello, Msc Universidade do Sul de Santa Catarina

AGRADECIMENTOS

Agradeço inicialmente a minha família que já a muito tempo me acompanha nessa jornada na área de tecnologia. Ao meu filho que por muitas vezes acabou ficando em segundo plano, pois eu estava envolvido no tratamento dealgum problema de tecnologia. A UNISUL que como excelente instituição de ensino, ofereceu a mim esse modelo de estudo na qual se encaixou muito bem na vida de um profissional que já está inserido no mercado de trabalho e precisa de uma instituição que entenda isso e atenda as necessidades tão especificas desse público. E finalmente a minha esposa, que com toda compreensão e apoio sempre melembrou que é possível fazer mais e melhor, e que eu era capaz para isso.

RESUMO

O estudo de caso foi desenvolvido com o intuito de tornar de fácil entendimento o significado de um Disaster Recovery Plan (DRP), parte integrante de um Plano de Continuidade de Negócios. Essa terminologia define o conceito de recuperação de dados de sistemas de computação, diante de um desastre de origem natural ouhumana. É apresentado um grupo de técnicas, estratégias e terminologias que definem os possíveis processos para um DRP. Contempla ainda os diferentes cenários de recuperação e proteção de dados, abrangendo níveis de proteção bem como de redundância de recursos de TI. É descrito ainda métodos para avaliação do nível de criticidade dos recursos, contemplando tempos aceitáveis para retorno dossistemas. Elenca ainda itens a serem considerados quando da definição dos custos envolvidos no processo de recuperação, bem como no impacto que isso pode gerar nos diferentes aspectos do mercado, tais como, reputação da empresa, perdas de lucros, atrasos na entrega de relatórios e até mesmo sanções legais. Os resultados obtidos indicam que é plenamente possível a implementação de um DRP para todo equalquer tipo e tamanho de negócio. A linguagem utilizada no estudo visa uma interação maior com as áreas interessadas na manutenção da disponibilidade dos recursos de TI.

Palavras-chave: DRP; indisponibilidade; recuperação; offsite; onsite; perda; custos.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................................7 2 TEMA ...................................................................................................................................8 3 OBJETIVOS ........................................................................................................................10 3.1 OBJETIVOGERAL...........................................................................................................10 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .............................................................................................10 4 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS .....................................................................11 4.1 CAMPOS DE ESTUDO.....................................................................................................11 4.2 INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS...
tracking img