Estudo de caso diabetes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos. Resultante de deficiência de secreção e/ou ação de insulina envolvendo processos patogênicos, por exemplo, destruição das células beta pancreáticas, resistência à ação de insulina, distúrbios da secreção da insulina, entreoutros. 

O diabetes é considerado um problema de saúde publica, devido aos crescentes índices de morbidade e mortalidade significativos e custos altos para terapêutica.

O diabetes mellitus afeta aproximadamente 17 milhões de pessoas, das quais 5,9 milhões não estão diagnosticadas. Aproximadamente 5 a 10% possuem diabetes tipo I e a expectativa de vida é reduzida em media em 15 anos, e 90 a95% tipo II com expectativa de vida reduzida de 5 a 7 anos. Sendo a terceira causa principal de morte por doença, sobretudo por causa da alta taxa de doença cardiovascular entre as pessoas com diabetes (SMELTZER; BARE, 2004). 

As intervenções terapêuticas visam o rigoroso controle da glicemia e de outras condições clínicas no sentido de prevenir ou retardar a progressão da doença para ascomplicações crônicas micro e macrovasculares, assim como evitar complicações agudas, em especial a cetoacidose e o estado hiperglicêmico hiperosmolar. Essas intervenções objetivam minimizar os efeitos adversos do tratamento, garantir adesão do paciente às medidas terapêuticas e garantir o bem estar do paciente e de sua família.

A abordagem terapêutica deve ser multiprofissional, incluindo aassistência farmacêutica, o monitoramento da glicemia e outros parâmetros clínicos, planejamento da atividade física e orientação dietética. A participação do paciente e seu envolvimento constante e harmonioso com a equipe de saúde são fundamentais para que as recomendações sejam seguidas e o tratamento, efetivo. 

O objetivo geral é compreender o diabetes mellitus, no âmbito interdisciplinar de forma aaprimorar nossos conhecimentos a cerca da patologia envolvida. Os específicos: enriquecer o conhecimento sobre a fisiopatologia e as modificações ocasionadas devido a patologia; conhecer os métodos de diagnóstico; compreender a terapêutica como também as drogas envolvidas como também, enfatizar os cuidados de enfermagem.

2 PROBLEMAS OU ALTERAÇÕES IDENTIFICADAS

O diabetes é uma condiçãocrônica de saúde basicamente pelo excesso de glicose no sangue e produção deficiente de insulina pelo pâncreas. Portanto ocorrem várias alterações fisiológicas no organismo, como alterações sensoriais, alterações gastrointestinais, alterações do padrão de atividade (mais sedentarismo), alterações renal (SMELTZER; BARE, 2005).

Segundo Smeltzer e Bare (2004) relatam que ocorrem complicações nossistemas como macrovascular (alterações nos vasos sanguínea de médios e grossos calibres, paredes dos vasos aterosclerose entre outras), microvasculares e retinopatia diabética (retinopatia que é a deterioração de pequenos vasos que nutrem a retina outras alterações que pode ocorrer como catarata, alterações do cristalino, paralisia do músculo extra-ocular e glaucoma). A nefropatia é uma patologiasecundária as alterações microvasculares diabéticas no rim, sendo uma complicação mais comum do diabetes. 
A neuropatias é uma patologia que afetam todos o sistema nervoso principalmente o sistema nervoso periférico. Entre as patologias mais comuns são a polineuropatia sensoriomotora e a neuropatia autônoma (disfunção que afetam quase todos do organismo, principalmente no sistema cardíaco (freqüênciacardíaca taquicardíaca, hipotensão ortostática), gastrintestinais (diminuição do esvaziamento gástrico retardado) e renais (retenção urinária uma sensação diminuída da plenitude vesical), falta de consciência hipoglicemia, neuropatias sudomotora (SMELTZER; BARE, 2005). 

Os problemas nos pés e pernas é uma das complicações do diabetes que contribuem para o maior risco de infecção devido a...
tracking img