Estudo de caso desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Organizacional

A empresa KL Papelaria, empresa comercial especializada em venda de material escolar, possui 30 funcionários, 2 diretores proprietários, e atua neste ramo há 20 anos. Esta passando por uma crise de amadurecimento e crescimento. E os sintomas desta crise evidenciam-se nas seguintes questões:
Financeiro: a empresa tem um capital de 600 mil reais em bens moveis eimóveis, mais 200 mil em estoque. Teve um faturamento liquido anual médio, nos últimos 5 anos de 240 mil reais, o que resulta em 20 mil reais líquidos mês. Porém enfrenta uma dívida com o Banco ABC de 150 mil reais, o que lhe acarreta juros mensais de 10.500,00. O faturamento bruto mensal e de 200 mil reais, e os custos fixos ficam em torno de 180 mil reais.
Gestão de Pessoal: os consultoresjuniores da UFLA realizaram uma pesquisa motivacional na empresa e encontraram os seguintes índices: Remuneração e Benefícios 43%, Segurança e Estabilidade, 97%, Condições de Trabalho 35%, relação com os colegas 85%, relação com a chefia 42%, e os fatores motivacionais apresentaram: responsabilidade 78%, reconhecimento 38%, promoção 45%, tipo de trabalho 75%, realização e satisfação 63%.
Oportunidadede Expansão: O Dr. Roberto, um dos diretores proprietários, realizou um estudo de mercado que aponta para oportunidade de crescimento com a abertura de uma filial no Plano Piloto, na região próxima as escolas particulares, com um acréscimo de cliente, em 12 meses, de 50%, sendo que atualmente a empresa possui 3 mil clientes, sendo que 250 são considerados clientes fiéis e efetuam as comprassemestrais, nos últimos 4 anos, sempre na KL Papelaria. Porém para expandir-se necessita de um investimento de 350 mil reais. Outra questão apontada em seu estudo indica que a empresa poderia ampliar a oferta de serviços aos clientes, agregando a venda de livros de literatura geral, com um pequeno auditório ou salas de leitura que poderiam servir para instalar uma espécie de café literário, servindocafés, sucos e bebidas em geral com lanches e organizando eventos literários, eventos musicais, com o lançamento de livros, revistas, atraindo um publico mais jovem.
Marketing: a empresa desenvolve as seguintes estratégias de marketing; envio de listas de material escolar para as escolas privadas próximas, e panfletos distribuídos (10 mil/trimestralmente) na cidade. Existe uma percepção, por parte doDr. Ricardo, outro sócio proprietário, de que estas estratégias de marketing não são suficientes se a empresa de fato deseja crescer e se manter no mercado.
Reestruturação Física: O atual espaço ocupado pela empresa já não permite uma reorganização do estoque, atendimento aos clientes que chegam em grande quantidade nos períodos de inicio das aulas, causando um certo tumulto. O estoque demercadorias da empresa, embora bem conservado e totalmente informatizado, não esteja bem distribuído, conforme falou Maria, funcionaria encarregada do controle de estoque. Sabe-se que a ampliação de espaço nesta região onde funciona a empresa custa cerca de 150 mil reais para 100m2.
Clientes: uma pesquisa realizada pelos alunos da UFLA, para uma amostra de 50 clientes fidelizados, demonstrou asseguintes questões: 75% reclamam da demora na entrega do material adquirido na empresa, 55% responderam que seria uma ótima idéia ampliar os serviços oferecidos aos clientes, entre eles: 72% instalar um serviço de call center nos períodos de maior pico de vendas, 85% envio de listas de material por correio eletrônico, 65% aproveitamento de reuniões de pais nas escolas para divulgar novos materiais,promoções e condições de pagamento. E 68% responderam que o atendimento poderia ser melhor, e 73% não gostam de ir as compras no período que antecede o inicio das aulas.

A partir da Teoria do Desenvolvimento Organizacional, e com as informações acima realize:
1) Diagnóstico: situação atual da empresa nos diferentes aspectos, setores ou departamentos.
2) Situação Desejada: faça um Planejamento...
tracking img