Estudo de Caso de uma Escola Publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudos de caso

1º ano

Numa turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, uma aluna de seis anos tem o hábito de tocar nas partes íntimas do seu próprio corpo. De acordo os relatos dasprofessoras a aluna toca constantemente seu corpo durante as atividades e conversas com os colegas e as professoras sem demonstrar nenhum constrangimento, ao parecer um comportamento natural do seu dia a dia.Diante desse relato, levantamos alguns questionamentos:
- O que tem levado a aluna a se comportar dessa maneira? Será que é falta de higiene, indícios de abuso sexual ou descobrimento do própriocorpo?
-Como o professor deve proceder diante de cada hipótese apresentada?

Estudo de caso

2º ano
Um grupo de alunos de sete a nove anos de idade manifestou uma ação inadequada no ambienteescolar. Esse grupo de crianças se dirigiram a um local afastado e dois deles começaram a tirar a parte de baixo de suas roupas e os outros foram por curiosidade conhecer o corpo dos colegas.
- O quelevou as crianças a essas manifestações?
- Quais as influências que refletem diretamente para essa reação?
- Como o corpo docente deve agir diante dessa possível curiosidade?

Estudo de caso

3ºano
Numa sala de terceiro ano um aluno chama atenção dos demais colegas e dos professores por querer está sempre perto de uma determinada aluna. o aluno mostra uma certa dependência de estar ao ladoda colega para realizar as atividades propostas em sala de aula.
-Ate que ponto essa afetividade é saudável para essas duas crianças?
-Como identificar os motivos dessa forte aproximação do alunocom a colega?
- Essa relação de amizade pode interferir na interatividade desses alunos com os demais colegas?
Estudo de caso

4º ano
Um aluno do quarto ano apresenta comportamentos em seu jeito,fala e ações que são mais aparentes no sexo feminino. Desse modo, seus colegas de sala e das outras turmas criam estereótipos a seu respeito. No entanto com o passar do tempo o aluno passou a não se...
tracking img