ESTUDO DE CASO DE INFORMAÇÃO E POLITICA NO FACEBOOK

471 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Estudo de caso de Informação e Política no Facebook

Nas eleições de 2014 no Brasil, um dos presidenciáveis, Eduardo Jorge do PV (Partido Verde); ganhou destaque nas redes sociais após suas participações nos debates. O candidato virou meme na internet por algumas de suas declarações, uma delas no debate da SBT quando o presidenciável deveria comentar uma pergunta feita ao canditado Levy Fidelix sobre o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro); ser uma legenda de aluguel quando ele declarou: - Eu não tenho nada a ver com isso. Esse comentário gerou até uma página no Facebook. Em outro debate, ele direcionou sua pergunta a Marina do PSB (Partido Socialista Brasileiro), disse que, se a dívida externa brasileira fosse auditada, “sairia magrinha como você”, outra coisa também que provocou reações entre os internautas.

Foto Original

Meme

Página no Facebook

Foto Original

Meme

Comentários

Perguntas:
1. Hoje, mais do que qualquer outro, as redes sociais são o principal meio de comunicação utilizado principalmente pelos jovens que ficam conectados e ligados em tudo o que acontece. Nas eleições de 2014 no Brasil, mesmo que de forma indireta, vimos a participação dos jovens nessa eleição, um vimos isso com a quantidade de memes que foram gerados. Um belo exemplo disso foi o candidato Eduardo Jorge, que protagonizou nas redes sociais, gerando meme como: “Eu não tenho nada a ver com isso”. Dessa forma qual é o papel das redes sociais hoje em assuntos tão importantes como política?

2. Nos debates das eleições de 2014 no Brasil, foram tratados assuntos de grande importância para toda população, as redes sociais por sua vez, permitiu que pudéssemos ver os vários pontos de vista dos eleitores, e também nos permitiu mais acesso a história política dos candidatos. Mas também circulam muitas notícias falsas, assim qual cuidado devemos tomar com o que

Relacionados