Estudo de caso de factoring

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 68 (16852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE DO PAPEL DO FACTORING NO MERCADO FINANCEIRO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE FOMENTO MERCANTIL EM CURITIBA
RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar, identificar os fatores, as razões pela qual dentro das diversas modalidades de crédito existentes no Mercado Financeiro, as micro e pequenas empresas cedentes utilizam os serviços prestados pelaempresa de factoring, colocando em destaque, o que é uma empresa de factoring e quais são os serviços oferecidos.
Nesse contexto temos de um lado, as micro e pequenas empresas com uma “saúde” financeira extremamente vulnerável e necessitando freqüentemente de capital de giro, porém, devido às restrições em seu cadastro geral, as instituições bancárias não ofertam esse crédito e do outro, o factoringse apresentando como uma nova opção para essas empresas adquirirem capital de giro no mercado financeiro. Atualmente, as empresas de factoring, já são responsáveis por incrementar e impulsionar esse mercado tão importante e em ascensão no Brasil. O mercado de factoring são ofertantes de crédito alternativo, gerando empregos e garantindo o emprego nas empresas cedentes, pois dá suporte técnico efinanceiro.
Para comprovar os argumentos acima, este trabalho terá uma pesquisa descritiva e exploratória que tem delineamento o estudo de caso. Será realizado um estudo e acompanhamento das atividades entre uma empresa de factoring e seus clientes cedentes.
Com este estudo se verificará qual o papel das empresas de factoring no fomento de capital de giro para as micro e pequenas empresas,analisando o SERASA para informações mais concretas de pagamento e liquidez, dados de endividamento e balanço dos últimos dois anos e também, realizando uma entrevista com as empresas que utilizam estes serviços.
O resultado da pesquisa com os 08 clientes entrevistados revela o uso freqüente das atividades de factoring pelas empresas cedentes, em face da vulnerabilidade do seu capital de giro e dasrestrições impostas pelos bancos na liberação de crédito a elas.

Palavras chaves: capital de giro, factoring, micro e pequenas empresas, Mercado Financeiro, bancos, crédito, restrições ao crédito, taxa de juros, desconto de duplicatas

1 INTRODUÇÃO

No Brasil, a necessidade do capital de giro a curto prazo é um dos entraves encontrados para as empresas atuarem e crescerem. Issoocorre independente do ramo de atuação, e principalmente, em micro e pequenas empresas.
O capital de giro próprio de uma empresa determina sua capacidade, maior ou menor, de autofinanciamento de seu ciclo operacional. A médio e longo prazo, o capital de giro próprio demonstrará as possibilidades de expansão da empresa com garantia de recursos próprios.
Uma administração ineficiente ou afalta de planejamento mais complexo do capital de giro da empresa a curto, médio e longo prazo, geralmente resulta em endividamentos a curto prazo, e por conseqüência restrições para empresa conseguir recursos provenientes das instituições financeiras que são rigorosas na concessão de crédito a pessoa jurídica.
Nesse contexto, de falta de crédito a curto prazo e, a falta de confiança dosagentes bancários, surge uma opção no mercado financeiro com taxas de juros atrativas, capaz de enxergar que a situação da empresa é momentânea e pontual: o fomento mercantil. É uma opção diferenciada para a micro e pequena empresa, pois, o agente de fomento torna-se um novo parceiro para a empresa necessitada.
Conforme Leite (2003), no Brasil, o factoring surgiu em 1968, quando osfuncionários do Banco Central ao analisarem os relatórios de um banco de investimento da cidade de São Paulo, verificaram a expressão factoring rasurada no local onde estava escrito “Financiamento de Capital de Giro”, no ativo do balancete do banco de investimento. Tal assunto foi submetido à Inspetoria Geral de Mercado de Capitais, e ao analisar verificou que a expressão era desconhecida no Brasil, e...
tracking img