Estudo de caso de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Implementação de um sistema Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment em uma grande rede de fast food por meio de um prestador de serviços logísticos
Mauro Vivaldini Fernando Bernardi de Souza Silvio Roberto Ignácio Pires

Resumo
A gestão colaborativa é, atualmente, um elemento-chave no contexto da gestão da cadeia de suprimentos. Neste artigo, o tema é abordado mediante aanálise de um caso real, em que uma grande rede mundial de fast-food e seu prestador de serviço logístico (PSL) trabalharam conjuntamente no Brasil em um projeto-piloto para a implementação de um collaborative planning, forecasting, and replenishment (CPFR). O trabalho faz uso de uma metodologia de pesquisa-ação e apresenta as principais variáveis que influenciaram o projeto, abordando os processosnecessários para a implementação e os pontos que favorecem o CPFR. Com base no caso estudado, o trabalho apresenta um conjunto de propostas sobre o papel dos agentes da cadeia em projetos dessa natureza. A gestão da cadeia de suprimentos por intermédio da coordenação direta de um PSL também permite demonstrar as possibilidades e dificuldades desse sistema, contribuindo com a visão colaborativa nacadeia de suprimentos a partir da relação entre seus agentes.
Palavras-chave: Gestão da cadeia de suprimentos. Reposição. Previsão e planejamento colaborativo (CPFR). Prestador de serviços logísticos (PSL).

1 Introdução
A gestão da demanda e a formação de um correto pedido de compra são processos relativamente complexos na gestão da cadeia de suprimentos, geralmente ocasionados pela falta demecanismos que permitam visibilidade dos estoques e das vendas. Encontrando-se meios para geração destas informações, todos os participantes da cadeia de suprimentos (CS) tendem a ganhar se elas estiverem disponíveis (MENTZER et al., 2004). Neste sentido, este trabalho entende a utilização do CPFR (collaborative planning, forecasting, and replenishment - reposição, previsão e planejamento colaborativo)como uma prática intimamente atrelada à gestão do relacionamento da CS, em especial, a partir da administração da demanda e dos pedidos de compra. Neste contexto, este estudo trata do desenvolvimento e implementação de um sistema CPFR de uma grande rede mundial de fast-food por meio de seu prestador de serviços logísticos (PSL). A relevância maior do estudo consiste no fato de se trabalhar com umcaso prático, diferentemente da literatura atual que tem abordado o tema de forma muito mais teórica, além do fator inovador de se ter um PSL na coordenação dos processos de implementação. O desenvolvimento dos serviços executados por PSL vem ganhando abrangência nos últimos anos, e seu papel na gestão da cadeia de suprimentos (supply chain management – SCM) vem adquirindo diferentes dimensões emfunção do escopo de atividades envolvidas. Nos últimos anos, têm surgido novas configurações de PSL, como o de integradores logísticos ou 4PL (fourth providers logistics), com um papel combinado de gestão e de operação das necessidades logísticas da CS (SAHAY, 2003; LIEB; BENTZ, 2005; MENTZER, 2005). Pelo fato de ainda existirem muito poucos casos que relatam experiências sobre o tema, esteestudo busca contribuir para o entendimento do processo de implementação do CPFR, demonstrando os processos operacionais que compõem a SCM colaborativa, as dificuldades identificadas e aspectos relevantes. Além disso, o artigo apresenta o CPFR num seguimento diferenciado, fora dos casos comumente descritos em redes de supermercados.
Gest. Prod., São Carlos, v. 15, n. 3, p. 477-489, set.-dez. 2008 478

Vivaldini et al.

2 Metodologia de pesquisa
Os autores deste artigo fizeram parte de um grupo de implementação de um projeto-piloto para um sistema de controle e planejamento da demanda, do estoque nos restaurantes, nos fornecedores e no operador logístico, com o propósito principal de evitar desabastecimentos. Assim, por se tratar de um estudo em que os autores fizeram parte da...
tracking img