Estudo de caso: crise e reestruturação nas organizações globo

1) Quais os problemas que estiveram na origem da crise do grupo?

Com o objetivo de crescer, eles investiram em modernas tecnologias de produção e veiculação. Com esse investimento,contraíram uma dívida com moeda estrangeira em cerca de 6 bilhões de reais que deixou de ser paga em outubro de 2002. Nesse mesmo ano, outros problemas surgiram fazendo as organizações irem ao fundo dopoço. A circulação de revistas caiu de 17, 1 milhões para 16, 2 milhões de exemplares/por ano entre 2000 e 2002. Simultaneamente, a venda diária de jornais passou de 7, 9 milhões para 7 milhões nomesmo período. Ao todo, a receita publicitária caiu de R$ 9, 8 bilhões para R$ 9, 6 bilhões.

2) Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel deReichstul nesse processo de reorganização?

Com o objetivo de renegociação da dívida e a reformulação de seu modelo organizacional. Reichstul assumiu a missão de resolver os problemasfinanceiros, societários e administrativos do grupo.

3) Resuma a atuação de Reichstul nas empresas da Globopar e cite seu principal objetivo em cada uma delas.

Reichstul reuniu-se comos principais credores e procurou alongar os prazos de vencimento e oferecer participação no capital da empresa. O BNDES não apenas renegociou os 157, 8 milhões de reais que lhe eram devido pela GloboCabo, como também aumentou sua participação minoritária no capital da empresa como forma de capitalizá-la. Ele implantou uma política de redução de gastos com o objetivo de “enxugar” a organização etorná-la mais preparada para enfrentar os desafios dos mercados em que atua. Em 2002, toda a cúpula foi modificada, e se estudou a redução do número de revistas publicadas, com o corte daquelas que nãose auto-sustentavam. A nova gestão tinha como objetivos o aumento da rentabilidade e a melhoria dos processos na empresa. Ocorreram demissões com o objetivo de reduzir as despesas para que a...