Estudo_de_Caso-Compras_na_Internet.doc transferido com sucesso

1071 palavras 5 páginas
Estudo de Caso
“Qualquer coisa que estejamos vendo hoje ainda é primária diante do que ainda está por vir”, diz o vice-reitor da Sloan School of Management, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). O jogo vai começar de verdade quando as grandes corporações da Velha Economia, os tão desacreditados dinossauros, encontrar o elo perdido digital e começarem a andar pelo mundo novo.
Para imaginar o que está por vir, basta lembrar o impacto que as antigas feiras da idade média provocaram na economia então regida pelos feudos.
Haverá um impacto profundo no modo como as cadeias de negócios e produção funcionaram, quando a Internet estiver tão embrenhada na vida das empresas a ponto de ser tão imperceptível como é hoje o telefone. E isso, ao que tudo indica, já começa a acontecer.
Projeções do banco de investimentos Goldman Sachs apontam que o comércio eletrônico entre as empresas americanas representou 114 bilhões de dólares em 1999 e deverá atingir 1,5 trilhão de dólares em 2004. No Brasil, há estimativas de que, em 2003, ele movimente entre 4 bilhões 2 26 bilhões de dólares.
No Brasil, há claros sinais de que as grandes empresas já começaram a se mexer. “O passo no Brasil é mais lento, mas há focos de excelência e progresso em várias companhias”. Uma pesquisa com 400 empresas brasileiras feita pelo Edge Research Group avalia que, dentro de até três anos, 60% delas fecharão transações eletrônicas via Web.
Veja o que vem acontecendo na Volkswagen do Brasil. Na época do telefone para contatar fornecedores, era comum gastar 86 dias para decidir quanto pagar por uma única peça. O pedido ia acompanhado de um calhamaço com desenhos e dados técnicos. Hoje o comprador envia para o site da Web um pedido de preço atingindo quantos fornecedores quiser. A Volks possui 500 fornecedores cadastrados no Brasil e 180 na Argentina. Depois de pedir o preço, o comprador estabelece um prazo para a resposta, que é preenchido pelo fornecedor em um formulário na Web. Esgotado o

Relacionados